NOTÍCIAS

Consumo de carne bovina pode cair com piora da crise econômica, diz Rabobank

De acordo com o banco, a possibilidade de um fim do auxílio emergencial pode trazer impactos imediatos na demanda pelo produto

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos 10 de setembro de 2020 às 19h39

Foto: Francielle Bertolacini/Canal Rural

A piora das condições econômicas no Brasil vem trazendo preocupação com relação ao consumo de carne bovina, segundo relatório divulgado pelo Rabobank relativo ao terceiro trimestre de 2020.

De acordo com o banco, a possibilidade de um fim do auxílio emergencial oferecido pelo governo brasileiro pode trazer impactos imediatos na demanda por carne bovina.

Segundo o Rabobank, a produção de carne bovina caiu 13% no primeiro trimestre deste ano frente ao quarto trimestre de 2019, mas com o incremento de demanda por parte da China, há uma expectativa de volumes maiores daqui para frente, ainda que para o ano a produção de carne bovina no país deve fechar com um declínio de 2,5% frente a 2019.

O banco sinaliza que as exportações de carne bovina do Brasil cresceram 12% de janeiro a julho, atingindo 1,1 milhão de toneladas, com destaque para a  China, que respondeu por 41% das compras, e para o Egito, nação para o qual o país habilitou 15 plantas em março.

Para os meses finais de 2020 o Rabobank acredita que as exportações brasileiras de carne bovina seguirão fortes, especialmente para a China. No âmbito doméstico, o consumo e os preços da carne bovina dependerão da continuidade do programa de apoio do governo.

Os preços mais altos dos bovinos vivos, que em julho de 2020 estavam 45% mais altos frente ao mesmo mês do ano passado, também deverão ser influenciados pelo cenário de demanda da carne bovina daqui para frente, bem como pelas intenções de confinamento do segundo ciclo, que inicia no final do terceiro trimestre.

 

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

03 de junho de 2026

Jaboticabal

Congresso

02 de junho de 2026

Lavras (MG)

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

02 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

02 de junho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

21 de maio de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

21 de maio de 2026

Porto Alegre - RS

CONBAP E ICPA 2026

19 de maio de 2026

São José do Rio Preto - SP

RIOPRETO COUNTRY BULLS

19 de maio de 2026

Patos de Minas - MG

MILKSHOW 2026

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica