TECNOLOGIA

Rastreabilidade produz melhores resultados na gestão de suínos

Além de garantir qualidade na produção da carne

Por Redação Canal do Criador
02 de setembro de 2021 às 15h00

Mais uma vez a tecnologia a favor da sustentabilidade no agro mostra que o processo de rastreabilidade da carne suína, além de garantir o controle de qualidade na produção de alimentos, afirma que os dados obtidos podem ir muito além. Ao gerar informações precisas e em abundância, a ferramenta tem se mostrado uma aliada da gestão, gerando melhores resultados e rentabilidade.

O RPF Group investiu na instalação de um processo de rastreabilidade codificando todo o processo de produção, desenvolvido pelo próprio setor de tecnologia da empresa há cerca de seis anos e vem, constantemente, aprimorando seus processos.

O gerente de fomento de suínos do grupo, Daniel Piacentini Metz, menciona que a rastreabilidade, além de dar segurança na qualidade do produto ofertado, é um instrumento importante para o planejamento e gestão. Cada animal recebe, ao nascer, a chamada mossa, que é aplicada na orelha, e cada produtor integrado tem uma mossa própria para seus animais. As identificações mudam de acordo com as fases. Nas granjas de matrizes têm brincos; quando chegam para o abate, por exemplo, recebem uma tatuagem de acordo com o lote; e após abatidos, um bracelete na carcaça.

“Com a rastreabilidade sabemos tudo o que acontece com cada animal, desde o nascimento até chegar ao consumidor final. Sabemos como foi o parto, quanto tempo foi amamentado, que ração usou, se foi medicado e que tipo de medicamento usou”, exemplifica Metz. Com os dados em mãos, fica mais simples fazer os ajustes necessários, visando o aumento da produtividade e qualidade.

Indicativos zootécnicos e financeiros

No RPF Group, os indicativos zootécnicos e financeiros obtidos a partir da implantação do processo de rastreabilidade melhoraram bastante. Segundo Metz, alguns deles são a conversão alimentar, que de 2017 a 2021 teve uma melhora na conversão do consumo de ração por quilo de carne produzida, gerando uma economia 9%; no mesmo período, o aumento no ganho de peso diário (GPD), gerando quase 4% a mais de carne por mês; e ainda a queda da mortalidade de cerca de 1% na mensal.

“Podemos atribuir muito desses resultados à rastreabilidade dos suínos alojados, pois com isso conseguimos dedicar maiores forças e recursos em origens específicas, sendo desde a segregação para alojamento, arraçoamento e tratamento sanitário especifico”, comenta Metz. Outro ponto muito importante, destaca ele, é a certeza de rastreabilidade de 100% das matérias primas utilizadas na fábrica de rações, garantindo produtos de qualidade e segurança para a produção.

“Para nós, o rastreamento é essencial. Sem esses dados, fica difícil fazer uma gestão de produção e busca de melhorias. É preciso manter um histórico para ir melhorando”, diz ele.

Tatuagem e bracelete

Quando o animal chega no frigorífico para o abate, eles continuam separados por lotes e recebem uma tatuagem específica, de acordo com sua origem. Esse processo é importante, segundo o gerente industrial do grupo, Saulo Clímaco, para a garantia da inspeção sanitária em todos os animais que serão abatidos e a de que estarão em condições para serem consumidos.

“Quando recebemos o carregamento, aqueles suínos são animais e não alimentos. Depois de abatido, cada carcaça recebe um bracelete para que haja o prosseguimento do processo de rastreamento, porque é a partir daí que o animal se torna alimento. E precisamos assegurar a qualidade do que chegará ao consumidor final, monitorando todas as etapas do processo e garantindo a origem dos produtos”.

Clímaco destaca que o mercado, hoje, exige um processo rastreado e de qualidade. “Mas é sempre possível melhorar esse processo. Nós nos antecipamos na instalação de um sistema que evolui e dá ao consumidor garantia de qualidade”, informa.

Para ele, os resultados zootécnicos e financeiros obtidos são consequência de um processo que fornece dados confiáveis do início ao fim, dando a oportunidade de se adotar ações mais certeiras.

O gerente de Tecnologia do grupo, Jorge Lira, foi o responsável, junto com sua equipe, pela implantação do processo e por sua constante evolução, de acordo com as necessidades apresentadas pelos demais setores envolvidos, como o de fomento e o industrial.

“Os compradores querem saber se conseguimos rastrear a carne, inclusive, no pós-venda. Quando nos visitam, eles simulam situações e querem saber se temos como encontrar a origem de determinado problema”, relata Lira. O processo, diz ele, está sempre em evolução, com atualizações de sistema e atendendo à demanda do mercado interno e externo.

Fonte: Assessoria