LATICÍNIOS
Semana do Leite e Derivados destaca alimentos que fazem o Brasil crescer
Lançamento tem o objetivo de mostrar a força do leite na economia brasileira e valorização da qualidade do leite e derivados produzidos no país
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio da ABRALEITE, CNA, OCB, Viva Lácteos, ABRAS e diversas outras entidades e instituições ligadas à cadeia do leite membros da Câmara Setorial do Leite do Mapa lançaram hoje, 3, a 1ª Semana do Leite e Derivados, com tema central “Leite e Derivados: Alimentos que fazem o Brasil crescer”.
A iniciativa tem o objetivo de mostrar a força do leite na economia brasileira e valorização da qualidade do leite e derivados produzidos no país.
“O Brasil é o terceiro maior produtor de leite e derivados do mundo. São 35 bilhões de litros por ano. Mas não é só isso. Temos mais de 1 milhão de produtores, espalhados por 99% dos municípios brasileiros. No total, são gerados pela cadeia do leite mais de 20 milhões de empregos diretos e indiretos. Envolvendo todos os elos, são movimentados mais de R$ 100 bilhões por ano”, destacou Geraldo Borges, presidente da Abraleite, participante da mesa de lançamento da Semana.
Em sua fala, o presidente da Abraleite agradeceu à atenção do Mapa e da ministra Tereza Cristina ao leite e, especialmente, aos produtores. Ele disse que esse movimento é de grande importância para mostrar a força do leite para a sociedade, além de valorizar o trabalho dos produtores. “Essa campanha tem importância muito grande para mostrar para a sociedade não só o quanto o leite e seus derivados são importantes para a saúde humana, mas também a importância da nossa cadeia sob todos os pontos de vista. Isso vale em relação a emprego e renda.
O leite é a 6ª atividade mais importante da agropecuária nacional, colocando o Brasil como o terceiro maior produtor de leite do planeta. Isso precisa ser colocado para a sociedade. Esse é um passo grande que o Ministério dá com a apoio de todas essas entidades citadas da qual a Abraleite faz parte. Gostaria de dizer que nós acreditamos que esse marketing bem feito, essa publicidade do leite, é mais do que necessária. Ela nunca deve deixar de ser realizada”.
“Com certeza, essa é a primeira semana, mas a iniciativa será para sempre”, respondeu a ministra Tereza Cristina. “Estamos caminhando. Essa é uma construção contínua e coletiva, que envolve todos os setores dessa importante cadeia produtiva. Eu confio nas pessoas e no trabalho em equipe. Juntos, vamos mostrar a importância do leite para a nutrição das pessoas e também reforçar que diariamente, 365 dias por ano, milhares de produtores acordam de madrugada para coletar o leite que alimenta milhões de pessoas”, disse a ministra.
Fonte: Abraleite