NOTÍCIAS

ACNB aperfeiçoa regulamento do Ranking Nelore e Nelore Mocho 2021/2022

Entre as mudanças está a premiação para os Melhores Expositores Iniciantes e o ajuste nos pesos máximos para animais de até 12 meses

Jornalismo Canal do Criador Jornalismo Canal do Criador 16 de novembro de 2021 às 09h00

Foto: Carlos Lopes

Visando a valorização da raça e o incentivo à participação de novos produtores nas exposições oficiais, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) promoveu mudanças no regulamento do Ranking Nacional Nelore e Nelore Mocho 2021/2022, que está se iniciando.

“A cada ano procuramos inovar, motivar e fomentar a raça Nelore. Todos os ajustes que realizamos são feitos com a intenção de dar melhor condição para participação dos criadores e expositores”, declara Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Como oportunidade para o nelorista de pequeno porte divulgar seu criatório, nas exposições oficiais do Ranking da ACNB, serão premiados os Melhores Expositores Iniciantes. Somente os criadores que não participaram de exposições oficiais em anos calendários anteriores ao atual podem participar desta nova competição.

“Com esta nova premiação, procuramos inserir o criador iniciante nas exposições, incentivando sua participação. Num primeiro momento, queremos avaliá-los separadamente dos produtores mais antigos e criar uma competição exclusiva somente entre os mais novos. Assim, conseguimos ampliar o número de participantes do ranking”, completa o presidente da ACNB.

Outra novidade é o ajuste nos pesos máximos para animais de até 12 meses – categorias Bezerro e Bezerra. Além disso, a partir de agora, a tabela de pesos máximos abrange também animais de 12 a 16 meses, nas categorias Júnior Menor e Novilha Menor.

“O método de seleção pautado exclusivamente no peso vivo dos animais tem na ponta da pirâmide animais excessivamente grandes, tardios na reprodução e deficientes no acabamento precoce de carcaça. Quem seleciona apenas peso seleciona tamanho”, destaca Raphael Zoller, diretor e presidente do Conselho Técnico da ACNB.

“A tabela de pesos máximos evitará que animais excessivamente grandes sejam selecionados. É uma forma de atender às necessidades de uma pecuária nacional extensiva, pautada no boi precoce de capim e na matriz Nelore eficiente de porte médio”, ressalta Zoller.

A tabela de pesos máximos foi aprovada pela superintendência técnica e diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e será adotada para a Expozebu 2022.

O presidente do Conselho Técnico da ACNB acredita que o ajuste na tabela de pesos trará, como consequência, uma análise mais morfológica dos animais. “O Ranking Nacional da ACNB é uma importante ferramenta de seleção. A avaliação visual contribui para selecionar animais com carcaças compridas, largas e profundas, exemplares da raça que tenham boa capacidade de locomoção, padrão racial superior, boa ossatura e pigmentação, além de fêmeas e machos que evidenciem funcionalidade por meio de precocidade sexual e de acabamento”.

Também passam a ser permitidas no máximo duas pesagens por animal na aferição oficial do peso na data-base das exposições. Para a exposição, será considerada a última pesagem realizada.

A associação também ajustou a quantidade mínima exigida para a contabilização nos campeonatos nacionais dos julgamentos exclusivos do Nelore Mocho: 30 animais e três expositores.

 

Fonte: Assessoria ACNB

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

Ver mais

12 de outubro de 2026

Uberaba (MG)

Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman)

Exposição Internacional da Raça Brahman

16 de setembro de 2026

São Paulo (SP)

6 Forum Pecuaria Brasil

6º Fórum Pecuária Brasil

29 de agosto de 2026

Esteio (RS)

Expointer 2026

Expointer 2026

31 de julho de 2026

Jaboticabal

Congresso

27 de julho de 2026

Lavras (MG)

SBZ 2026

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

26 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

21 de julho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

15 de julho de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica