MILHO

Projeto nacional institui programa de controle da cigarrinha do milho

Segundo a Embrapa, doenças causadas pela cigarrinha são registradas há mais de 30 anos, mas só recentemente chegaram ao sul do País

Por Redação Canal do Criador
10 de novembro de 2021 às 09h35

O Projeto de Lei 1943/21 institui programa nacional para controle da cigarrinha do milho. O inseto (Dalbulus maidis) é vetor de doenças causadas por bactérias que, em surtos epidêmicos, podem causar perdas de até 70% nas lavouras, indicam estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O texto em análise na Câmara dos Deputados prevê diversas ações, entre elas:

– Pesquisa, desenvolvimento e divulgação de tecnologias agropecuárias;

– Assistência técnica e extensão rural;

– Linhas de crédito para viabilizar a adoção de tecnologias e práticas de controle recomendadas pela pesquisa agropecuária;

– Medidas fitossanitárias para reduzir a infestação das lavouras; e

– Registro ou autorização emergencial de uso de produtos fitossanitários que ofereçam eficácia de controle da cigarrinha do milho.

As ações devem envolver todos os entes federativos e, ainda, instituições, empresas e produtores. A proposta prevê a publicação, anualmente, de relatórios com resultados do programa e orientações para controle do inseto nas lavouras.

“É extremamente preocupante a ocorrência de prejuízos de até 70% no cultivo do milho”, afirmou o autor da proposta, deputado Celso Maldaner (MDB-SC).

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: Embrapa / Agência Câmara de Notícias