NOTÍCIAS

Auditores fiscais agropecuários anunciam paralisação parcial das atividades

Medida é uma resposta aos cortes no Orçamento 2022 que deveriam beneficiar a categoria, segundo Sindicato Nacional dos Fiscais Agropecuários

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos • 27 de dezembro de 2021 às 18h41

Em protesto contra os cortes no Orçamento de 2022, os fiscais federais agropecuários anunciaram redução de trabalho em algumas áreas de atuação. Segundo comunicado do sindicato nacional da categoria (Anffa Sindical), em assembleia realizada nesta segunda-feira (27), ficou decidido que o ritmo normal de trabalho será mantido somente nas atividades que podem afetar diretamente o cidadão, como a liberação de cargas vivas, a fiscalização de bagagens de passageiros e de animais de companhia (pets).

Em comunicado, o Anffa diz que decisão acontecerá por tempo indeterminado e não colocará em risco sanitário o setor produtivo. “A operação também não atingirá cargas vivas, produtos perecíveis e o diagnóstico de doenças e pragas, evitando comprometer programas de erradicação e controle de doenças importantes para o Brasil, à exemplo da Febre Aftosa, à Peste Suína Africana (PSA) e de pragas que poderiam colocar em risco políticas sanitárias do setor agropecuário”, diz a entidade.

A principal queixa do sindicato que representa os fiscais federais do agro está no corte de verbas para algumas áreas do serviço federal previsto no Orçamento de 2022, além da promessa de reestruturação salarial para os profissionais.

“Com a exclusão da nossa carreira do Orçamento de 2022 o Governo Federal emitiu um recado claro, de que não valoriza o trabalho dos affas e indiretamente, nem os resultados positivos alcançados pela cadeia produtiva do setor agropecuário”, avalia o presidente do Anffa, Janus Pablo. Ele ainda esclarece que nesse período de mobilização os affas atuarão obedecendo estritamente as leis que regem o serviço público, garantindo a segurança alimentar da população.

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

Ver mais

23 de outubro de 2026

Maceió (AL)

Expo Brasil – Nacional da Raça Santa Inês 2026

08 de novembro de 2026

Recife (PE)

2ª CONPEVET – Congresso Norte e Nordeste de Saúde Única, Animais de Produção e Equinos

17 de novembro de 2026

São Paulo (SP)

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA)

22 de outubro de 2026

Campinas - SP

COMLAB – Congresso de Medicina Laboratorial Veterinária 2026

12 de outubro de 2026

Uberaba (MG)

Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman)

Exposição Internacional da Raça Brahman

16 de setembro de 2026

São Paulo (SP)

6 Forum Pecuaria Brasil

6º Fórum Pecuária Brasil

29 de agosto de 2026

Esteio (RS)

Expointer 2026

Expointer 2026

31 de julho de 2026

Jaboticabal

Congresso

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica