FEIRA DA INDÚSTRIA DE PROTEÍNA 

Expomeat 2022 movimenta setor de proteína animal em São Paulo 

Na edição deste ano, os organizadores esperam receber cerca de 7,8 mil visitantes até a próxima quinta-feira (17)

Por Flávia Macedo, de São Paulo (SP)
16 de março de 2022 às 16h15

Do pasto à mesa. O objetivo da Expomeat 2022 é  reunir a cadeia produtiva completa da carne. De energia fotovoltaica para reduzir custo de produção na pecuária, ao bacon, prontinho para o consumo.

Um dos destaques do evento é uma empacotadora que trabalha com proteína fresca ou congelada. A capacidade da máquina é de até 9 toneladas por dia. São 60 mil combinações de pesagem, de quinhentos gramas a sete quilos. Com alta precisão no peso do pacote, o produto rende até 4 vezes mais. O sistema operacional da máquina é aberto e permite interação com outras plataformas.

Outra novidade é que o equipamento é atualizado de forma online, a cada 30 segundos, possibilitando acompanhar a operação de forma remota.

O evento também conta com palestras de capacitação e especialização para o setor. Em parceria com o Sebrae, a startup Território da Carne falou sobre os fatores que impactam a qualidade da proteína.

Outro destaque da feira é a expansão do mercado halal. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de proteína animal para o mercado halal. Mas além da carne, o leque de produtos voltados para os muçulmanos é grande. De acordo com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em 2021, o país movimentou mais de 12 bilhões de dólares.

De acordo com o último relatório global da economia islâmica, a projeção é que até 2024 o mercado mundial de produtos halal movimente 5,7 trilhões de dólares.