NOTÍCIAS

Mapa e o presidente da COP-26 estudam ações de sustentabilidade para o agro

O evento aconteceu na última terça-feira em Brasília com diversos representantes do setor

Victor Augusto Victor Augusto 30 de março de 2022 às 18h00

O presidente da COP-26, Alok Sharma, nesta terça-feira, 29, participou em Brasília de um evento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sobre os avanços do agronegócio brasileiro, com foco na sustentabilidade, e buscou iniciativas para promover a causa.

Segundo Sharma, é importante que o Brasil defina estratégias de longo prazo para a implementação das metas. “O Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo. Chegar à emissão zero até o ano 2050 vai exigir uma estratégia de longo prazo e estamos comprometidos para continuar colaborando com o Brasil”, disse. Ele também destacou que a meta vai trazer, além de um benefício ambiental enorme, oportunidades econômicas para os produtores rurais.

No ano passado, Sharma visitou a Embrapa Cerrados, no Distrito Federal, onde conheceu de perto a vitrine de experimentos com sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e outras iniciativas de contribuição da agricultura brasileira para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, como o Plano ABC. 

O secretário-executivo do Mapa, Marcos Montes, reitera o compromisso do governo, feito durante a COP-26 em novembro do ano passado, de reduzir as emissões de metano. “Estamos definitivamente empenhados na descarbonização das cadeias produtivas, sempre a partir de uma ótica que contemple tanto atividades de mitigação quanto de adaptação aos impactos da mudança do clima”, afirma.

Montes também destacou o potencial de cooperação entre Brasil e Reino Unido para a redução de emissões no setor agropecuário. A embaixadora Melanie Hopkins, encarregada de negócios da embaixada do Reino Unido em Brasília, ressaltou a intenção do país em avançar na parceria com o Brasil em projetos de sustentabilidade, como o Plano ABC. “Somos um país que tem um olhar para o futuro e acreditamos no potencial atual e futuro da agricultura brasileira. Achamos que o ABC é um modelo para o mundo”.

Também participaram do evento o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o coordenador-geral de Ciência do Clima e Sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Márcio Rojas, e o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Lourenço.

 Fonte: MAPA

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

Ver mais

12 de outubro de 2026

Uberaba (MG)

Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman)

Exposição Internacional da Raça Brahman

16 de setembro de 2026

São Paulo (SP)

6 Forum Pecuaria Brasil

6º Fórum Pecuária Brasil

29 de agosto de 2026

Esteio (RS)

Expointer 2026

Expointer 2026

31 de julho de 2026

Jaboticabal

Congresso

27 de julho de 2026

Lavras (MG)

SBZ 2026

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

26 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

21 de julho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

15 de julho de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica