NOTÍCIAS

10 passos para moldar o padrão visual do touro

O zootecnista Roberto Vilhena, jurado efetivo de zebuínos da ABCZ em entrevista ao Giro do Boi explica os principais aspectos morfológicos de um bom reprodutor

Jornalismo Canal do Criador Jornalismo Canal do Criador 11 de abril de 2022 às 16h00

O programa Giro do Boi desta segunda-feira, 11, recebeu o zootecnista Roberto Vilhena, jurado efetivo de zebuínos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Ele é um dos maiores especialistas em avaliação visual de animais zebuínos no País, e falou da importância da morfologia no programa de seleção de uma fazenda.

A morfologia ou fenótipo é o conjunto de características que se refere a uma determinada raça e pode ser observada a olho nu, como peso, cor, conformidade, aspectos e tamanho das pernas, umbigo, cabeça e orelha do animal. Para o especialista, essas informações devem ser trabalhadas juntamente com as informações de genética, como as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs), para auxiliar na seleção ou na hora da compra de um animal. 

“É fundamental que o animal tenha uma conformação equilibrada. Nós temos de ter animais funcionais, que caminhem atrás do alimento. O touro que vai atrás da vaca precisa de bons aprumos e boas pernas e cascos. Ele precisa ter uma conformação moderna na produção da carne, estamos falando aqui em bovinos de corte, então que tenha um bom desenvolvimento de massa muscular no dorso, lombo, garupa, onde estão os cortes mais valorizados”, explica Vilhena.

Confira os 10 passos para a morfologia perfeita na entrevista realizada pelo programa Giro do Boi

 

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

Ver mais

12 de outubro de 2026

Uberaba (MG)

Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman)

Exposição Internacional da Raça Brahman

16 de setembro de 2026

São Paulo (SP)

6 Forum Pecuaria Brasil

6º Fórum Pecuária Brasil

29 de agosto de 2026

Esteio (RS)

Expointer 2026

Expointer 2026

31 de julho de 2026

Jaboticabal

Congresso

27 de julho de 2026

Lavras (MG)

SBZ 2026

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

26 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

21 de julho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

15 de julho de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica