NOTÍCIAS

Pecuaristas de MT podem antecipar vacina contra febre aftosa para 1º de outubro

O produtor que trabalha com sistemas de manejo reprodutivo deve fazer o requerimento formalmente junto ao Indea-MT do município de cadastro para a solicitar antecipação da vacinação 

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos 29 de setembro de 2022 às 19h18

Pecuaristas de Mato Grosso que trabalham com sistemas de manejo reprodutivo, como inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e já estão no período de estação de monta, podem adiantar a etapa da vacinação contra a febre aftosa a partir de 1º de outubro de 2022. O produtor deve fazer o requerimento, formalmente, para o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) do município de cadastro do estabelecimento rural e, através do protocolo de requerimento, solicitar a antecipação da vacinação.

vacina contra febre aftosa

Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Plano Estratégico 

A antecipação da vacinação foi solicitada pelos estados que compõem o Bloco IV Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O motivo é a preocupação com possíveis perdas nos índices de fertilidade dos rebanhos de bovino.

Fazem parte do Bloco IV do PNEFA os estados de Mato Grosso, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

Segundo o calendário da vacina, a segunda etapa de imunização vai do dia 1º a 30 de novembro, sendo obrigatória em bovinos e bubalinos de todas as idades, com exceção daqueles que estão em propriedades localizadas no baixo Pantanal mato-grossense. 

 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

21 de maio de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

21 de maio de 2026

Porto Alegre - RS

CONBAP E ICPA 2026

19 de maio de 2026

São José do Rio Preto - SP

RIOPRETO COUNTRY BULLS

19 de maio de 2026

Patos de Minas - MG

MILKSHOW 2026

19 de maio de 2026

Aquidauana - MS

3ª EDIÇÃO PANTANAL TECH 2026

19 de maio de 2026

Rio Verde - GO

EXPO RIO VERDE 2026

19 de maio de 2026

Pelotas - RS

3ª FENAGEM PROMEBO

18 de maio de 2026

Presidente Prudente - SP

FEICORTE 2026

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica