NOTÍCIAS

Raça Santa Gertrudis é uma das atrações da 46ª Expointer

Associação Brasileira do Santa Gertrudis promove o julgamento e anuncia o Congresso Internacional da Raça no Brasil este ano

Cassia Carolina Cassia Carolina • 23 de agosto de 2023 às 08h38

Acontece de 26 de agosto a 3 de setembro a 46ª edição da Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a exposição conta este ano com uma programação intensa, incluindo a presença da raça Santa Gertrudis, que participa da exposição há mais de trinta anos.

“Esteio sempre recebeu muito bem a nossa raça, e este ano mais uma vez entraremos com animais nesta pista pesada, que baliza muito da genética e do trabalho de desenvolvimento da raça no Brasil. O julgamento ficará a cargo do membro do Comitê Técnico da ABSG e médico veterinário, Marcos Santana, que há muitos anos conhece e acompanha a evolução do Santa Gertrudis”, explica o presidente da Associação Brasileira do Santa Gertrudis, Gustavo Barretto.

SANTA GERTRUDIS

De acordo com o superintendente técnico da raça, que há 50 anos está na Associação, José Arnaldo Amstalden, a Exposição é um lugar de encontro e, ainda mais, de troca e evolução da raça, que possui entre suas características a adaptabilidade, o ganho de peso e a produção de carne de qualidade.

“O Santa Gertrudis participa da Expointer desde a década de 70, chegando em alguns anos a ter duzentos animais expostos, com a participação de mais de trinta criadores. Pela qualidade dos animais, a exposição sempre atraiu criadores de várias partes do Brasil, em busca de suas características de produção de carne e rusticidade”, ressalta Amstalden.

E neste ano a participação será ainda mais especial. Durante a Expointer 2023, será lançado o Congresso Internacional do Santa Gertrudis, evento que comemora os 70 anos da chegada da raça ao país. O Congresso será realizado entre os dias 29 de novembro e 11 de dezembro deste ano e reunirá diversos palestrantes e criadores de várias partes do mundo.

“Aproveitamos a força da Expointer para lançar o Congresso e nossa revista comemorativa dos 70 anos da chegada do Santa Gertrudis em terras brasileiras. Esperamos receber todos os criadores e entusiastas da raça no lançamento, mas também nos outros dias da Expointer e, ainda mais, no Congresso”, finaliza Barretto.

Serviço

Os julgamentos da raça acontecem no dia 27 de agosto (domingo) na pista central a partir das 9h30.

O Happy Hour de lançamento do Congresso Internacional do Santa Gertrudis será realizado no dia 29 de agosto, a partir das 19 horas, na Casa da raça Santa Gertrudis no Parque Assis Brasil em Esteio/RS.

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

Ver mais

23 de outubro de 2026

Maceió (AL)

Expo Brasil – Nacional da Raça Santa Inês 2026

08 de novembro de 2026

Recife (PE)

2ª CONPEVET – Congresso Norte e Nordeste de Saúde Única, Animais de Produção e Equinos

17 de novembro de 2026

São Paulo (SP)

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA)

22 de outubro de 2026

Campinas - SP

COMLAB – Congresso de Medicina Laboratorial Veterinária 2026

12 de outubro de 2026

Uberaba (MG)

Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman)

Exposição Internacional da Raça Brahman

16 de setembro de 2026

São Paulo (SP)

6 Forum Pecuaria Brasil

6º Fórum Pecuária Brasil

29 de agosto de 2026

Esteio (RS)

Expointer 2026

Expointer 2026

31 de julho de 2026

Jaboticabal

Congresso

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica