DE OLHO NO MERCADO

Perspectivas para a safra de grãos 2023/24 deve atingir recorde no Brasil

Confira a análise detalhada do analista de mercado, Alcides Torres, sobre as perspectivas e estimativas para a safra de grãos no país

Por Nádia Martins
02 de outubro de 2023 às 09h00

Um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no mês de setembro, apontou que produção brasileira de grãos na temporada 2022/23 deve alcançar recorde de 322,75 milhões de toneladas, o que corresponde a um crescimento de 18,4% (50,1 milhões de t a mais) em comparação com a safra anterior 2021/22, que foi de 272,64 milhões de t.

E, para detalhar as perspectivas para a safra de grãos 2023/24, o engenheiro agrônomo e analista de mercado, Alcides Torres, traz no boletim De Olho No Mercado, no Canal do Criador, uma análise e as estimativas de produção e produtividade para os principais grãos cultivados no país, como soja, milho, arroz, feijão e algodão. Confira no vídeo a seguir.

 

Soja: Produção Recorde à Vista

Para a soja, a estimativa de produção é recorde, com uma projeção de 162,4 milhões de toneladas na próxima temporada, representando um crescimento de 2,8%. A área semeada deve ser de aproximadamente 45,3 milhões de hectares, indicando a continuidade do avanço da soja no cenário agrícola brasileiro.

Milho: Retração na Área Semeada

No caso do milho, é esperada uma produção total de 119,8 milhões de toneladas, com uma contração de cerca de 9% em relação à safra 2022/2023. A diminuição da área semeada na segunda safra é apontada como a principal causa dessa retração.

Algodão: Ajustes na Produção

O algodão, por sua vez, deve ter uma colheita de 4,2 milhões de toneladas de algodão em caroço e 3 milhões de toneladas de pluma. A produtividade e a produção podem diminuir devido aos efeitos climáticos, especialmente considerando que o algodão é semeado mais tarde na temporada.

Arroz e Feijão: Expectativas Otimistas

Para o arroz, a expectativa é de uma produção de 11,3 milhões de toneladas, um aumento de 12,8% em relação à safra anterior, impulsionado pela recuperação da rentabilidade do setor. No caso do feijão, apesar de um aumento na área semeada, a produção de verão deve diminuir, com uma projeção próxima de 3 milhões de toneladas.

O conteúdo também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.