NOTA DE FALECIMENTO

Maurício Acatauassu Teixeira: uma grande perda para a pecuária zebuína

A ABCZ lamenta o falecimento de Maurício Acatauassu Teixeira, referência na pecuária zebuína. Seu legado e contribuições para o setor serão sempre lembrados

Por Nota ABCZ
05 de fevereiro de 2025 às 18h44

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamenta profundamente o falecimento do médico veterinário Maurício Acatauassu Teixeira, aos 71 anos, na manhã de terça-feira (04). Associado à ABCZ desde 1994, Maurício construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao aprimoramento das raças zebuínas, com destaque para Guzerá, Nelore e Punganur.

“A família Acatauassu tem uma forte tradição na criação de gado na Ilha de Marajó, onde desempenhou um papel essencial na introdução e no melhoramento do rebanho zebuíno, contribuindo significativamente para o fortalecimento da pecuária local. Além de seu trabalho no Brasil, Maurício teve uma atuação expressiva na Bolívia, orientando inúmeros criadores e promovendo avanços importantes no desenvolvimento da raça Nelore no país. Sua dedicação e conhecimento deixaram um legado inestimável para a pecuária zebuína, sendo lembrado como um profissional brilhante e um ser humano admirável”, destaca o Vice-Presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Ao longo de sua trajetória, Maurício atuou como membro do Conselho Consultivo da ABCZ, representando o estado do Pará, e também integrou o Colégio de Jurados das Raças Zebuínas. Além disso, foi conselheiro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da entidade.

Referência na pecuária, ele acompanhou de perto o trabalho da Fazenda Terra Boa Agropecuária, onde construiu grandes amizades. “Maurício foi uma pessoa extraordinária: um amigo leal, pai dedicado, avô carinhoso e um profissional apaixonado pela raça Nelore. Com ética, confiabilidade e uma imensa disposição para ajudar, ele deixou sua marca na pecuária, contribuindo para grandes conquistas. Conhecido por sua sabedoria e atenção aos outros, era admirado por todos que o conheciam, sendo uma pessoa doce e atenciosa. Sua ausência deixa uma saudade profunda, mas seu legado como amigo e profissional continuará vivo”, comenta o pecuarista José Luiz Niemeyer dos Santos.

“Maurício dedicou sua vida à pecuária zebuína, deixando contribuições para o setor. Seu conhecimento técnico e sua paixão pela seleção genética marcaram sua trajetória, sendo reconhecido e respeitado por todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele”, aponta o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

A Asocebu Bolívia também manifestou seu pesar através de nota oficial. “O presidente, membros da diretoria, gerente geral, pessoal administrativo e técnico da Associação Boliviana de Criadores de Zebuínos – Asocebu expressam suas mais profundas condolências pelo lamentável falecimento do engenheiro Maurício Teixeira, destacado criador e técnico das raças zebuínas, premiado pela nossa associação em 2013 com o “Cebu de Oro” – categoria Internacional.

À família e amigos, a ABCZ presta solidariedade e os mais profundos sentimentos.