NOTÍCIAS

A pecuária como parte da solução é tema do Fórum pré-COP 30

O evento abordará temas como protocolos de baixo carbono, programa de conversão de pastagens degradadas, pecuária tropical, dentre outros.

Jornalismo Canal do Criador Jornalismo Canal do Criador 18 de fevereiro de 2025 às 14h03

O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS) será palco de importantes debates com a participação de autoridades e cientistas de diversas áreas da pecuária e do clima. A Embrapa e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), realizam, no dia 24 de março de 2025, o Fórum Pré-Cop 30: Pecuária como parte da solução. O Fórum faz parte da “Jornada pelo Clima”, uma iniciativa da Embrapa que prevê a realização de diversos eventos em todo o país em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), a ser realizada em novembro de 2025 em Belém (PA).

O Fórum começa com a palestra magna “De Baku a Belém: a agropecuária brasileira na COP 30” com o pesquisador Marcelo Morandi, chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa e membro da delegação brasileira nas negociações sobre clima da UNFCCC (Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas). Na sequência, haverá uma mesa-redonda, com representantes e stakeholders da cadeia produtiva da pecuária para discutir “Os desafios da pecuária sustentável”. No período da tarde, os painéis “A Ciência do carbono e as estratégias para pecuária no contexto da economia circular” e “Políticas públicas e mercados verdes: Compromisso do Brasil para a COP 30” completam a programação.

Entre os palestrantes, estão confirmados Daniel Vargas (FGV), Joaquim Cordeiro (BNDES); Alexandre Berndt (Embrapa), Eduardo Bastos (ABAG), Ana Doralina (Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável), Bruno Leite (DECAP/MAPA), Gabriel Amorim (Ministério Público de Rondônia), Paulo Pianez (Marfrig), Renato Roscoe (Instituto Taquari Vivo), Judson Valentim (Embrapa), Manuel Macedo (Embrapa), Leonardo Gava (Climate Bonds Initiative) e Artur Falcette (Semadesc).

Sob a coordenação técnico-científica da pesquisadora Mariana Aragão, da Embrapa, e de Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc, o encontro abordará temas como protocolos de baixo carbono, programa de conversão de pastagens degradadas, pecuária tropical e economia circular, produção sustentável na região amazônica, programa de pagamento por serviços ambientais, financiamentos para a transição sustentável, dentre outros, a fim de antecipar as discussões prioritárias para a agenda da COP 30. Merece destaque a apresentação e validação de um documento (position paper) durante o evento, com o posicionamento da Embrapa sobre a produção sustentável de bovinos no Brasil.

As inscrições são gratuitas e serão abertas em breve, diretamente pelo site do evento. Além de cientistas, o Fórum é direcionado a produtores rurais e técnicos e ocorrerá dentro da programação da 16ª Dinâmica Agropecuária – Dinapec.

Sobre a Dinapec 2025

A realização da Dinâmica Agropecuária 2025 é uma correalização da Embrapa e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com patrocínio da UnipastoTimac Agro, Sicoob e Marfrig Global Foods.

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 561 Canal 561
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

08 de março de 2026

Minas Gerais (MG)

Show Tecnológico Verão 2026

08 de março de 2026

Local

Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2026

08 de março de 2026

Local

VI Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio 2026

08 de março de 2026

Local

CBA Goiânia 2026

08 de março de 2026

Local

SIMPROPIRA 2026

08 de março de 2026

Local

Mundo Agro Connect

08 de março de 2026

Local

Elas no Campo 2026

08 de março de 2026

Local

Seminário do Café Acarpa 2025

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 561 Canal 561
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica