Ir para o conteúdo

Mundial Braford e Nacional Hereford chegam a 600 animais inscritos

Números reforçam relevância internacional do evento promovido pela ABHB no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS)

Por Da Redação
27 de abril de 2025 às 09h00

Fernando Spolavori/Divulgação

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) divulgou os números oficiais de inscrições para as pistas do 9º Congresso Mundial Braford e da Exposição Nacional Hereford, que ocorrem de 28 de abril a 4 de maio de 2025 no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Ao todo, serão 600 animais inscritos entre as duas raças, reforçando a importância do evento no calendário da pecuária internacional. O Mundial Braford 2025 contará com 400 exemplares. Já a Exposição Nacional da raça Hereford terá a participação de 200 animais confirmados na mostra.

O presidente da ABHB, Eduardo Soares, comemora os números do evento que já tem grande mobilização de criadores também para a Gira. “Estamos próximos de começar um evento com recorde de inscrições, sendo 400 animais Braford inscritos e 200 animais Hereford, além disso, a Gira Técnica que precede esse Mundial, também com recorde em suas inscrições. Teremos lotação máxima nas propriedades, acompanhando as palestras técnicas, as apresentações das propriedades e o melhor do gado Braford nessas regiões

A expectativa para as pistas é de elevado padrão genético, com a presença de criatórios consagrados e a chegada de comitivas internacionais interessadas em conhecer de perto o trabalho de seleção feito no Brasil. As avaliações serão conduzidas por jurados reconhecidos no cenário pecuário: Ciro Manoel Canto Freitas e Celina Maciel julgarão os exemplares, enquanto Paulo Azambuja será o árbitro geral dos julgamentos da programação oficial. E na Nacional Hereford, o julgamento ficará a cargo do médico veterinário, assessor técnico e produtor rural Santiago Bordaberry.

Antes da programação em Esteio, a Gira Técnica do Mundial vai percorrer quatro propriedades referência na criação de Braford e Hereford no Rio Grande do Sul. São elas: Fazenda Espinilho, do Grupo Pitangueira, em Maçambará, Estância Sossego em Uruguaiana, Estância Bela Vista, em Sant’Ana do Livramento, e Fazenda Santa Tereza, em Arambaré. As visitas permitirão aos participantes conhecer diferentes sistemas de produção, estratégias de seleção genética e o impacto do trabalho realizado por criadores brasileiros na melhoria da qualidade dos rebanhos.