Ir para o conteúdo

SUSTENTABILIDADE

Brasil lança calculadora para monitorar emissões de metano na pecuária

Ferramenta nacional vai monitorar gases do efeito estufa e apoiar metas climáticas do agro.

Por Cleide Assis
14 de agosto de 2025 às 07h00

Foto: Divulgação | Jm Matos

O Brasil acaba de apresentar a ABC+Calc, uma calculadora nacional desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em parceria com a Embrapa e o Instituto 17, para estimar e monitorar as emissões de metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O) na pecuária. A ferramenta foi criada para apoiar as metas de redução de gases de efeito estufa do país, permitindo que gestores públicos coletem e analisem dados de forma padronizada e simples, com base em metodologias reconhecidas internacionalmente.

Como funciona

A ABC+Calc utiliza informações como número de animais e tipo de sistema de produção para estimar as emissões provenientes do manejo de resíduos da produção animal (MRPA). Os cálculos seguem diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e são compatíveis com o Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

Por que é importante

O manejo de dejetos representa 5,7% das emissões de metano do país, dentro dos 76% atribuídos ao setor agropecuário. Com a meta brasileira de reduzir em 30% o metano até 2030 e buscar a neutralidade climática até 2050, a nova calculadora será uma aliada estratégica no acompanhamento e no planejamento de políticas públicas.

Próximos passos

Embora, neste primeiro momento, a ferramenta seja voltada ao MRPA, há planos para expandir seu uso a outras cadeias produtivas e práticas sustentáveis, como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e recuperação de áreas degradadas. A expectativa é que a ABC+Calc se integre futuramente ao sistema nacional de inventários, fortalecendo a transparência e a credibilidade das ações brasileiras no cenário internacional.