EXPORTAÇÃO NA PECUÁRIA
Plataforma libera serviço para pecuaristas habilitarem áreas para exportação; saiba mais
Ferramenta permite validar automaticamente se a área de produção da pecuária atende às exigências socioambientais de mercados internacionais

FOTO: Ilustrativa l Freepik
A Plataforma Agro Brasil + Sustentável passou a disponibilizar um novo serviço que permite aos pecuaristas habilitarem áreas de produção para exportação, ampliando o acesso da pecuária brasileira a mercados internacionais com exigências rigorosas de compliance socioambiental. As informações foram divulgadas nesta última quarta-feira (24/12) pela Embrapa.
O serviço de habilitação de Área de Produção para Exportação permite que o produtor rural valide, de forma automática, se sua área cumpre os requisitos críticos exigidos por países importadores. A funcionalidade atende mercados que impõem barreiras relacionadas à governança ambiental, social e corporativa (ESG), tema cada vez mais presente nas negociações internacionais de carne bovina.
De acordo com a Embrapa, o principal objetivo da Plataforma Agro Brasil + Sustentável é integrar, organizar e disponibilizar informações socioambientais e de governança de produtores (pessoas físicas), empresas agrícolas (pessoas jurídicas) e propriedades rurais. A iniciativa busca qualificar os produtos agropecuários brasileiros, promovendo mais transparência, credibilidade e confiança ao longo de toda a cadeia produtiva.
No caso da pecuária, a ferramenta se torna estratégica ao permitir que o produtor comprove que sua área de produção está apta para atender às exigências de exportação impostas por grandes mercados internacionais. A plataforma possibilita a habilitação tanto do produtor quanto de lotes de produtos agropecuários, com base em requisitos, padrões, processos e tecnologias claramente caracterizados quanto à produção.
Outro ponto de destaque é que a Plataforma Agro Brasil + Sustentável é gratuita e voluntária, com abrangência universal para todas as cadeias produtivas do agronegócio. Para o pecuarista, isso representa uma oportunidade de se preparar melhor para a exportação, reduzir riscos comerciais e aumentar a competitividade da carne bovina brasileira no mercado global.
A disponibilização do serviço reforça a importância da organização de informações e da adequação socioambiental como fatores decisivos para a consolidação da pecuária nacional como fornecedora confiável no cenário internacional de exportação.



