Conheça as técnicas da Fazenda Conforto para abater 160 mil bois este ano
Propriedade está há 23 anos buscando extrair a máxima produção de arrobas por hectare e soma mais de 1,250 milhão de bois já confinados na fazenda
Por Redação Pasto Extraordinário
COMPARTILHE NO WHATSAPP
A Fazenda Conforto fica na região de Nova Crixás (GO) e é conhecida como um dos principais sistemas de produção de confinamento de gado no Brasil. A alta produtividade é um trabalho que vem sendo realizado há anos.
Cláudio Fernandes Braga, diretor de agronegócio na fazenda há 23 anos, conta que estão sempre buscando aumentar a produção, sem deixar de acompanhar todas as exigências da indústria e do mercado consumidor final. “O nosso negócio vive de produzir arrobas. Como é que faz para produzir mais arrobas?”, questiona ele.
No início das atividades, o primeiro passo da liderança da fazenda foi a divisão de pastagens. Depois começaram a colocar área irrigada para produzir mais na mesma área. E para dar mais agilidade ao processo de engorda dos animais, foi iniciado o confinamento.
“Nós temos 4 modalidades de recria. Nós temos pasto irrigado que já foi soja, milho e agora é capim. Fazendo 3 safras num pivô. Nós temos o rotacionado. Temos a recria em pasto intensivo, onde tem a recria e suplementação no cocho. E temos também o fim de lote, onde a gente pega um grupo de animais por um determinado período do ano e coloca nessa modalidade, que é uma recria só com o cocho e não tem pasto. Toda essa recria finaliza no confinamento”, explica Cláudio.
No ano de 2020, a Fazenda Conforto produziu 100 arrobas por hectare/ano. Já em 2021, foram 116 arrobas por hectare/ano. E nesse ano, a expectativa é produzir na faixa de 130 arrobas hectare/ano, atingindo o maior número de animais abatidos em confinamento, chegando a marca de 160 mil bois abatidos.
Fazenda Conforto, Nova Crixás (GO).
Reflexo da qualidade de solo
Um trabalho de anos melhorando o perfil e a qualidade do solo. “Não tem jeito de produzir soja, milho, capim se você não trabalhar com a fertilidade do solo. Chega uma hora que você prepara o perfil de solo e depois dá gasolina para o negócio. Nós fomos entrando com um nitrogenado, potássio, para você multiplicar essa produtividade”, explica Cláudio.
Fazenda Conforto
Alexandre Negrão é o proprietário da fazenda desde 1996. A família Negrão possui diversos investimentos em vários setores da economia, como energia, imóveis e agropecuária. O empresário não era de família de pecuarista e agricultor. Do ramo farmacêutico, ele decidiu investir na pecuária com a compra da propriedade. Em 1999, Cláudio Fernandes Braga, atual diretor de agronegócio na Fazenda Conforto, conheceu Alexandre Negrão, em Mato Grosso, onde a parceria de trabalho iniciou e atualmente está completando 23 anos.
Produzir mais na mesma área
Cláudio afirma que a técnica de produzir mais arrobas a nível de pasto é mais complicada do que produzir em confinamento. “A gente precisa a cada dia ir buscando mais alternativas, mais produção e variedades de capim mais produtivo. De adubações, de manejo assertivo em determinadas épocas do ano, e com isso fazendo um conjunto de várias modalidades dentro da mesma produção para que você consiga o máximo de produtividade.”
Máxima produtividade: 1 milhão e 250 mil bois confinados
Confinamento da Fazenda Conforto
O confinamento iniciou em 2006, com 3.500 bois. E neste ano, serão 160 mil bois em confinamento. “Nesses 17 anos nós tivemos um crescimento muito grande. Já passamos da barreira de mais de 1,250 milhão de bois confinados. Nunca paramos de investir. O que tem de tecnologia nova, a gente testa, coloca em prática, vê se tem viabilidade. E sempre buscando manter uma equipe motivada e empenhada”, disse Cláudio.
Além de ser um trabalho construído ao longo dos anos, o diretor de agronegócio reforça que para atingir um resultado tão expressivo, toda equipe deve estar em sinergia para produzir e gerar resultado.
Visão de futuro
“O nosso diferencial é o seguinte: a gente tem uma visão de ser pecuarista e continuar sendo pecuarista. A gente não consegue medir onde é o teto. A Conforto já produz bastante, mas a gente ainda vê lacunas que cabe produzir mais. E eu me cobro muito que a gente tem que atingir o máximo”, completa Cláudio.
Há inúmeros desafios para trabalhar com a pecuária, mas assim como o Cláudio que gosta do ramo, o trabalho e as dificuldades não se tornam barreiras para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade e com responsabilidade socioambiental.
Cláudio Fernandes Braga, diretor de agronegócio na Fazenda Conforto
“Eu acho gratificante todo esse trabalho que a gente faz, não tenho cansaço, estresse pra mim é super tranquilo. Gosto muito do projeto. Gosto do assunto do agro e estou satisfeito onde estou”, comemora Cláudio.
Sobre o programa Pasto Extraordinário
Produzir com rentabilidade e com respeito ao meio ambiente, cuidando da sociedade e priorizando o bem-estar animal. Esses são os pilares para o crescimento sustentável da pecuária nacional que estão presentes no programa Pasto Extraordinário.
O projeto visa contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva por meio de muito conteúdo relacionado aos seguintes temas: Sinergia, Sustentabilidade, Socioeconômico e Sucesso. Esses quatro compromissos fazem parte da Plataforma-S, um projeto da Corteva Agriscience, que busca, por meio de diferentes iniciativas, honrar o compromisso da empresa com a pecuária brasileira.
O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 6h, com reprise às quartas, às 18h, no Canal do Criador. Você pode assistir pela SKY 166, na NET nos canais 197 e 697 nas principais praças pecuárias e Parabólica digital e analógica. Também é possível se manter atualizado com informações sobre o universo da pecuária no blog do Pasto Extraordinário. Não deixe de acompanhar!
O projeto já está na segunda temporada e a novidade agora é que além de assistir o conteúdo do Pasto Extraordinário na televisão e no digital, você também pode conferir os episódios novos nas principais plataformas de streaming de áudio por meio do nosso podcast, é só clicar neste link e ouvir a qualquer hora.