DICAS DE ESPECIALISTA

Estratégias de manejo durante os períodos de seca

Josinaldo Zanotti explica como manejar a lotação de animais durante o período de seca

Por Nádia Martins
02 de maio de 2024 às 08h00

A gestão eficaz durante a seca envolve uma série de práticas ajustadas que vão desde o manejo nutricional e reprodutivo dos rebanhos até o uso criterioso de recursos hídricos e forrageiros. Para minimizar impactos negativos, o zootecnista e especialista em gestão, Josinaldo Zanotti, explica estratégias fundamentais para manter a saúde do gado, a produtividade das culturas e a viabilidade econômica das operações agropecuárias.

Segundo Zanotti, um dos fatores cruciais durante a seca é o manejo adequado da lotação animal. A redução estratégica no número de animais não apenas melhora a sustentabilidade da fazenda, mas também assegura a eficiência da produção ao manter apenas o número de animais que o pasto pode suportar sem degradar os recursos.

Ainda conforme Zanotti, durante o mês de abril, muitas fazendas estão conduzindo o manejo reprodutivo e o diagnóstico de gestação nas matrizes e, o uso dessas informações são importantes para decidir quais animais manter ou descartar do plantel. As matrizes que não estão prenhas devem ser comercializadas para melhorar o fluxo de caixa da fazenda e atender aos compromissos financeiros. Esta prática também influencia diretamente a oferta de carne no mercado.

A seguir, confira o boletim completo do especialista; 

Monitoramento Climático e Decisões Baseadas em Dados

Conforme Zanotti, uma simples prática como o monitoramento da chuva pode proporcionar dados valiosos que ajudam na tomada de decisão e na formulação de programas nutricionais. Zanotti destaca que entender as variações pluviométricas históricas da fazenda permite aos produtores ajustar suas estratégias de maneira a maximizar a eficiência, seja acelerando a comercialização de machos em engorda ou ajustando a venda de bezerros.

Uso de reservas de alimento

Para as fazendas que já possuem um histórico de dados robusto, o especialista aconselha a manutenção de estoques de comida, como silagem de alto volume, para fortalecer o sistema produtivo durante a seca. Essas reservas garantem que os animais mantidos na fazenda tenham acesso suficiente a alimento de qualidade, permitindo que continuem ganhando peso e que a fazenda mantenha bons índices de produção por hectare.

Ao adotar essas estratégias, os pecuaristas podem assegurar a sustentabilidade de suas operações e melhorar significativamente os resultados econômicos de suas fazendas.

Para mais informações e dicas sobre manejo no período de seca, acompanhe o Canal do Criador nas redes sociais e participe da comunidade usando a hashtag #eusoucriador.