A Fazenda Talismã, localizada no município de Rondonópolis, em Mato Grosso, possui uma área de apenas 600 hectares, mas consegue engordar cerca de 8 mil cabeças de gado e tirar 6 mil litros de leite diariamente. O segredo da alta produtividade está no modelo intensivo de produção adotado pelo líder da propriedade, o pecuarista Fábio Neves.
“Nós tínhamos o desafio de fazer uma propriedade pequena […] ser uma área produtiva. Então devagar nós fomos verticalizando, fomos aprendendo com a atividade e hoje acredito que pelo tamanho da área que nós temos, essa é uma das fazendas mais produtivas dentro do nosso estado”, avalia Fábio Neves em reportagem do programa Pasto Extraordinário, que vai ao ar pelo Canal do Criador.
Para conseguir produzir as 8 mil cabeças de gado de corte atuais, a fazenda trabalha com os sistemas de confinamento e semiconfinamento. Já a produção de leite é realizada tanto a pasto quanto no sistema intensivo e o desafio neste segmento é ainda maior devido às condições climáticas. “Esse é um desafio pra nossa região, que é uma região muito quente, de altitude muito baixa, e que os animais têm um desconforto térmico muito grande”, conta o pecuarista.
No entanto, para driblar as dificuldades, Neves investiu na infraestrutura da fazenda para proporcionar mais conforto às vacas leiteiras. “Hoje nós temos uma condição bem agradável para os animais, com sombra adequada, e a gente consegue ter uma produção média razoável”.