O período das águas está começando na maior parte do Brasil e é nesta fase que a produtividade do capim cresce devido às chuvas e ao aumento da incidência de luz solar. “É nessa fase que a maioria das gramíneas forrageiras produz de 70% a 80% do seu volume anual”, afirma Edson Ciocchi, engenheiro de campo para pastagem da Corteva. Por este motivo, é importante adotar estratégias para aproveitar ao máximo o período das águas, a melhor fase do ano para produção de carne a pasto.
De acordo com o especialista José Renato, da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), é importante acelerar essa transição de pastos com produção baixa da época seca para pastos com produção alta no período chuvoso. Para isso, o primeiro passo é eliminar os resíduos que sobraram de matéria seca com o objetivo de permitir que a base da touceira receba uma boa iluminação e possa emitir novos perfilhos. “Esses novos perfilhamentos vão ser os responsáveis pela produção do pasto nos próximos meses”, avalia José Renato em entrevista ao programa Pasto Extraordinário, que vai ao ar pelo Canal do Criador.
Outro aspecto importante para aproveitar ao máximo o período das águas é o manejo do pasto para que a colheita dos animais seja feita de forma eficiente. “A produção pecuária a pasto depende do crescimento vegetal da planta e da eficiência com que os animais colhem essa planta”, informa José Renato.