O manejo de pastagem é uma das principais técnicas que podem aumentar a boa produtividade do capim e a nutrição de qualidade para o gado. Por isso, os trabalhadores rurais e pecuaristas do município de Aparecida de Goiânia, em Goiás, têm buscado melhorar o manejo em suas fazendas por meio de cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Com uma carga horária de 24 horas, as aulas são divididas em 2 partes: classes teóricas e classes práticas. Durante as aulas teóricas, os alunos aprendem sobre os tipos de gramíneas adequadas para a região, processo de degradação, recuperação ou renovação de pastagem, correção e adubação de solo e muito mais. E para treinar todos os conhecimentos vistos em aula, é oferecido a aula prática.
“Eu trabalho com atividade pecuária e meus pastos estão bastante degradados, pois há anos estão sendo explorados. Fazer correção de solo e tentar reduzir as áreas são técnicas do curso que considero muito importantes e que podem ser implementadas de imediato”, diz produtor rural Cairo Peixoto.