Com uma programação diferente do habitual, foi dado início às etapas funcionais do Bocal de Ouro 2021, contando somente com o julgamento das 47 fêmeas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Divididas em dois grupos – do box 01 ao 101 na parte da manhã, e do box 25 ao 48 pela parte da tarde – a categoria disputa pelas vagas na grande final do Freio de Ouro 2021, inicialmente demonstrando alternâncias em suas primeiras colocações. Na sexta-feira (02/07) a etapa de Andadura, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas continua com os 45 conjuntos da categoria Machos. Todas as emoções da prova podem ser acompanhadas ao vivo pelos canais oficiais da ABCCC.
Subindo 7 colocações da etapa morfológica, Evita do Puruña performa funcionalidade e assume a liderança com 21,061 pontos de média. Credenciada em Esteio, na Credenciadora das Regiões 05, 07 e 08, a égua douradilha é filha de Nácar do Puruña e da Bocal de Ouro de 2003, Lenda do Puruña. Montada por Milton Ivan Pereira Castro, ginete com maior número de Freios de Ouro da história da competição, somando oito títulos, a égua é exposta por Mariano Lemanski, da Estância São Rafael de Balsa Nova/PR.
O Conselho Deliberativo Técnico (CDT) indicou no dia 21 de junho de 2021 os dois trios de jurados responsáveis pelo Bocal de Ouro 2021. Na categoria fêmeas, o julgamento ficará à cargo de André Luiz Narciso Rosa, Gustavo Silveira Rodrigues e Leonardo Alberton Ardenghy. Na categoria Machos a responsabilidade será de Gustavo Arhanitsch, Leonardo Rodrigues Teixeira e Luciano Corrêa Passos. Luís Rodolfo Machado é o jurado reserva para ambas categorias e o técnico responsável pelo evento é Cláudio Azevedo. No entanto, quem fará a admissão dos animais será o credenciado à ABCCC, Thiago Orlando.