58ª EXPO Rio Preto já tem touro campeão da raça Gir Leiteiro
O Touro Lúdico FIV Wad, da Fazenda Quilombo, fica com o primeiro lugar. E hoje os julgamentos continuam com 22 categorias de fêmeas.
Por Redação Canal do Criador
COMPARTILHE NO WHATSAPP
O touro Lúdico FIV Wad, da Fazenda Quilombo, de Capinópolis (MG), foi o Grande Campeão do julgamento da raça Gir Leiteiro da 58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial Julgamentos. Em sua nona edição regional, o julgamento da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) teve início nesta quinta-feira, 30 de setembro, no Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’, em São José do Rio Preto.
Foto: Pitty Uberaba
A classificatória envolveu apenas machos a partir dos 9 meses de idade, com 17 categorias em disputa. Os julgamentos continuam hoje 1º e amanhã, 2 de outubro, para 22 categorias de fêmeas com idade a partir dos 8 meses.
O proprietário da Fazenda Quilombo, o pecuarista Winston Frederico Drumond tem tradição na EXPO Rio Preto. Na última edição do evento, em 2019, conquistou o título de melhor criador e melhor expositor. Agora, marca a edição deste ano com Lúdico FIV Wad consagrado como Grande Campeão. “Crio Gir Leiteiro há 12 anos e sempre participei das principais competições oficiais da raça. Além de ser uma grande alegria e satisfação, conquistar um título num julgamento oficial agrega valor a todo o meu rebanho”, comentou.
No julgamento do Gir Leiteiro da EXPO Rio Preto, o título de Reservado Grande Campeão ficou para o touro Valente, do Sítio Santa Rita de Cássia, de Taquaritinga (SP), do pecuarista Carlos Alberto Damasceno.
Os julgamentos da raça Nelore também tiveram início naEXPO Rio Preto nesta quinta-feira, 30 de setembro, envolvendo categorias de fêmeas. No primeiro dia não são definidas campeãs, mas apenas feita a avaliação e a classificação dos animais inscritos na disputa.
Mangalarga Marchador
Os julgamentos da raça Mangalarga Marchador da EXPO Rio Preto também começaram ontem com seis categorias de potros e cavalos. No meio da tarde já haviam sidos definidos os campeões de três categorias: Potro Mirim, que consagrou Futuro CRB, de Cristiano Rodrigues Barbosa, do Haras Rodrigues, de Nova Ponte (MG); Cavalo Júnior, cujo campeão foi Quaragon das Águas JM, de João Mário Fortunato, da Fazenda das Águas, de Tijucas do Sul (PR); e Cavalo Jovem, que teve como campeão Ouro Verde do Mirante, de Antonio Fernando Pavão Penteado, do Haras do Mirante, de Lagoinha (SP).
Além do Nelore, Gir Leiteiro e Mangalarga Marchador, o terceiro dia da EXPO Rio Preto, nesta sexta-feira, é marcado pelo início dos julgamentos das raças de gado de corte Tabapuã e Guzerá, além do Girolando, voltado à produção leiteira.
Seguindo até o próximo domingo, 3 de outubro, a EXPO Rio Preto tem coordenação–geral da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, coordenação institucional da ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto) e a inédita coordenação das raças zebuínas pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Também conta com o apoio institucional da UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto).
A 58ª edição é dedicada exclusivamente para julgamentos de raças, campeonato leiteiro e outras competições do setor. Em cumprimento às medidas sanitárias de combate à Covid-19, não haverá presença de público, sendo fechada para criadores.
RESULTADOS DOS JULGAMENTOS
Gir Leiteiro
TOURO JOVEM – 36 a 48 meses
Grande Campeão: Lúdico FIV Wad, de Winston Frederico Drumond (Fazenda Quilombo – Capinópolis-MG)
Reservado Grande Campeão: Valente Santa Rita de Cássia, de Carlos Alberto Damasceno (Sítio Santa Rita de Cássia – Taquaritinga-SP)
TOURO ADULTO – 60 a 72 meses
Campeão: Druida, de Winston Frederico Drumond (Fazenda Quilombo – Capinópolis-MG)