EXPORTAÇÃO DE CARNE
Abertura de mercado: Carne bovina do Brasil chega a El Salvador
Com avanços nas relações comerciais, Brasil já soma 392 novas aberturas de mercado desde 2023

Foto: Reprodução l Aleksandar Littlewolf
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que El Salvador aprovou o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a importação de carne bovina do Brasil. A decisão de abertura de mercado representa mais um passo no fortalecimento das relações comerciais entre os dois países e reforça a credibilidade dos produtos agropecuários brasileiros no cenário internacional.
Expectativa é de crescimento nas exportações
Somente em 2024, o Brasil já exportou mais de US$ 105 milhões em produtos do agro para El Salvador. Com a nova abertura, a expectativa é de crescimento significativo, considerando que o país centro-americano importou mais de US$ 283 milhões em carne bovina no último ano.
Com essa aprovação, o agronegócio brasileiro atinge a marca de 392 novas aberturas de mercado desde o início de 2023. O feito é resultado da atuação conjunta do Mapa e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que vêm intensificando negociações para ampliar a presença dos produtos brasileiros no mercado global.
Brasil avança também na exportação de colágeno bovino
Além da abertura de mercado em El Salvador, o Brasil também celebrou recentemente a autorização para exportar colágeno bovino à Malásia. O produto, utilizado pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos, passa a integrar a lista de itens de origem bovina com acesso a mercados asiáticos em expansão.
As recentes autorizações refletem a ampliação do acesso de produtos de origem bovina brasileiros a novos mercados, com potencial para diversificar as exportações e ampliar as oportunidades comerciais do setor.