NOTÍCIAS

Aftosa: campanha de vacinação prorrogada em 14 estados termina no dia 31

Medida foi solicitada por entidades representativas dos produtores, em decorrência da falta de vacinas e necessidade de remanejamento de doses para algumas regiões

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos • 27 de dezembro de 2021 às 15h02

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa do ano de 2021 foi prorrogada até a próxima sexta-feira (31), em decorrência da falta de vacinas e necessidade de remanejamento de doses para algumas regiões. A medida, que foi adotada por 14 estados, foi solicitada por entidades representativas dos produtores, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

Conforme orientação da federação, as vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2 ºC e 8 ºC, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve declarar a vacinação no sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) até o dia 7 de janeiro.

A declaração deve ser feita de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual.

vacina contra febre aftosa

Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

Ver mais

23 de outubro de 2026

Maceió (AL)

Expo Brasil – Nacional da Raça Santa Inês 2026

08 de novembro de 2026

Recife (PE)

2ª CONPEVET – Congresso Norte e Nordeste de Saúde Única, Animais de Produção e Equinos

17 de novembro de 2026

São Paulo (SP)

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA)

22 de outubro de 2026

Campinas - SP

COMLAB – Congresso de Medicina Laboratorial Veterinária 2026

12 de outubro de 2026

Uberaba (MG)

Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman)

Exposição Internacional da Raça Brahman

16 de setembro de 2026

São Paulo (SP)

6 Forum Pecuaria Brasil

6º Fórum Pecuária Brasil

29 de agosto de 2026

Esteio (RS)

Expointer 2026

Expointer 2026

31 de julho de 2026

Jaboticabal

Congresso

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica