AgroZoller abre o calendário da raça nelore e nelore mocho com oferta de quase 400 animais 

Serão dois dias de leilão trazendo exemplares em todas as categorias e mostrando o trabalho de um ano da seleção

Por
24 de janeiro de 2023 às 11h14

Boing-1048 FIV da Zoller durante premiação da Expoinel 2022 – Foto/Reprodução: Instagram @agrozoller

Dando o pontapé no ano, a seleção AgroZoller abre o calendário da raça nelore e nelore mocho nos dias 28 e 29 de janeiro, na Fazenda Realeza, em Campo Grande (MS). Serão dois dias de ofertas com quase 400 animais em todas as categorias. No sábado, a partir das 13 horas, os pecuaristas acompanham através do Canal Rural, Canal do Criador e Lance Rural a Etapa Elite. Copiando o sucesso de 2022, em pista estarão grandes doadoras, produtoras de doadoras (vacas provadas produzindo suas filhas já na terceira geração) e um touro de central.

Já no domingo, a partir das 9 horas, é a vez dos jovens reprodutores. Em seguida, a partir das 14 horas, volta a bateria de fêmeas, com bezerras, novilhas e vacas paridas. Ou seja, fêmeas que incorporam o plantel desse criatório.

“Todo início de ano é sempre um desafio, mas 2022 foi um ano abençoado para a raça nelore, foi um ano de recordes. Nós temos bons números a nível de campo, bons números a nível de mercado da raça nelore PO. Então, os números indicam que vai ser um grande ano. Para o pecuarista nunca foi fácil, a gente tem que trabalhar, se superar. Essa é a mensagem que a AgroZoller deixa para esse ano. E é isso que nós viemos mostrar em dois dias de leilão. O nosso trabalho de um ano, a nossa evolução como seleção e trazer uma mensagem de ânimo para os pecuaristas. Sempre acordando cedo, somos os primeiros a acordar e os últimos a dormir e eu tenho certeza que nada vence o trabalho. Vai ser um ano de desafios sim, governo novo, mas o pecuarista está pronto para trabalhar em união e mostrar para o nosso Brasil e para o mundo inteiro o poder e a evolução na pecuária nacional”, explica Raphael Zoller, proprietário da AgroZoller, durante sua entrevista ao programa “Bora Leilão”, transmitido pelo Canal do Criador.

Animais superiores a cada geração. Aumentar a produtividade com genética de alto rendimento. Essas são as bases da lida diária e comprometida da AgroZoller. Mostrando a consistência do rebanho, o criatório democratiza linhagens que somam o nelore produtivo ao padrão racial. As fêmeas têm a parte reprodutiva em dia, dão cria todos os anos e aleitam os seus bezerros. Os machos possuem o famoso “dimorfismo sexual“. Ou seja, têm cara de macho, com testosterona ativa, desenvolvimento sexual precoce, bons testículos e bons aprumos.

“A melhor seleção é feita no curral. Quando você une animal com padronização para frigorífico que renda musculatura e carne no frigorífico, esse é o animal que traz rentabilidade para o investidor. Sem esquecer da raça, nós somos apaixonados pela raça nelore, trabalhamos em pista. Então o que caracteriza um grupo racial são suas características e no nelore é muito evidente isso e a gente não abre mão disso. E a questão dos seus aprumos. A gente sabe que o Brasil é um país tropical de extenso território. E esse boi e essa matriz precisam caminhar atrás de pasto, atrás de sal mineral, atrás de água. Então, para aguentar peso, para ter rendimento de carne, tem que ter bons aprumos. E isso a AgroZoller não abre mão. Esse é o nosso vínculo com a raça nelore. Produzir bons animais racialmente superiores que tragam dinheiro, rentabilidade aos investidores”, comenta Raphael.

Destaques

Um dos momentos mais aguardados do final de semana será a venda de uma vaca que a AgroZoller adquiriu da Santa Nice. Irmã própria de Belgrado Santa Nice, reprodutor que está na central de inseminação ABS, B4732, o lote 05 do leilão, é uma vaca provada dentro da seleção. A fêmea foi adquirida há dois anos e meio atrás e foi recordista de vendas de aspiração. À venda 50%, a exemplar traduz a qualidade disponibilizada aos investidores: parte funcional resumida em emprenhar e dar cria.

E como uma das estrelas desse evento é a raça nelore mocho, Raphael Zoller traz a principal fêmea da sua seleção. Rancheira FIV da Zoller, o lote 23, é Bi Grande Campeã Nacional da raça nelore mocho, mostrando mais uma vez a consistência do leilão através da produção de grandes doadoras como esta.

Exemplo de funcionalidade, raça, carcaça e aprumos. Boing-1048 da Zoller, lote 25, é a cereja da venda desse bolo de grandes oportunidades de negócios. O touro está contratado pela central de inseminação Alta Genetics e estará 50% à venda. Ele é o atual Grande Campeão da raça nelore mocho. O investidor que adquirir suas cotas poderá usar genética melhoradora dentro do próprio plantel e disseminar para o país.

A realização de um sonho como projeto. Toda a dedicação da equipe AgroZoller durante um ano. Animais funcionais em todas as categorias das raças nelore e nelore mocho. É esse verdadeiro show de seleção, genética e empreendedorismo que os pecuaristas acompanham nos dias 28 e 29 de janeiro através do Canal Rural, Canal do Criador e Lance Rural.

Por Bianca Sandrine | Lance Rural