EXPOINTER 2025

Banho de leite na Expointer revela recorde de produção da raça Holandesa

Concurso leiteiro da Expointer 2025 consagra vaca de Montenegro com mais de 96 kg de leite, superando marcas históricas na raça Holandesa

Por Cássia Carolina

O tradicional banho de leite, um dos momentos mais aguardados da Expointer, voltou a emocionar o público nesta terça-feira (2/9). O concurso leiteiro, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), reforça a excelência produtiva da raça Holandesa e a relevância da cadeia leiteira para a economia gaúcha e brasileira.

Banho de leite na Expointer revela recorde de produção da raça Holandesa

FOTO: Nataly Porto l Divulgação Sindilat

Neste ano, a competição foi marcada por um feito histórico: a quebra do recorde de produção de leite em território gaúcho.

A campeã da categoria jovem

A grande campeã foi a vaca Cotribá Griebeler 143 Imperial, do criador Gediel Griebeler, da Fazenda Griebeler, em Montenegro (RS). O animal alcançou a marca de 96,46 quilos de leite, superando o recorde anterior, registrado na Fenasul 2023, de 87 quilos.

Destaque na categoria adulta

Na categoria adulta, o título ficou com a vaca STA Clara FF Mior Cileidi 1022 DOC TE, de Felipe Mior, da Fazenda Mior, em Serafina Corrêa (RS). Ela produziu 94,79 quilos de leite. Representando o criador, o nutricionista Fernando Mocellin destacou a importância da genética e do manejo para o desempenho da raça.

“A vaca está parida há 80 dias e, agora, ela está no auge e consegue expressar toda a produção. Esta certificação é muito importante. Significa que o tratamento individualizado que elas recebem na Expointer resulta na expressão de um grande potencial”, disse.

A visão da entidade

Para o presidente da Gadolando, Marcos Tang, o sucesso no concurso vai além da genética e exige dedicação no manejo.“Estes animais estão sendo ordenhados na presença de um grande público. Isto significa que são extremamente domésticos. Podemos dizer que todos os esforços refletem as atividades desenvolvidas por associações, mas acrescento que é difícil construir um plantel”, opinou Tang.

Concurso, solidariedade e futuro

No total, participaram 12 vacas adultas e 9 jovens, em cinco ordenhas realizadas a cada oito horas, totalizando um dia de produção.

Além do espetáculo do banho de leite, o evento também teve caráter social: mil litros de leite foram doados para entidades assistenciais de Esteio. Ao final do concurso, foi lançado oficialmente o anúncio da Fenasul Expoleite 2026, reforçando o compromisso com a valorização da pecuária leiteira e da raça Holandesa.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também