Animados com a atual valorização da arroba do boi, pecuaristas de Mato Grosso aproveitam o bom momento para investir na atividade. A iniciativa é melhorar a produtividade e garantir boa remuneração durante os picos de oferta de animais.
O pecuarista Marcos Jacinto, por exemplo, investe em genética de ponta na fazenda, desenvolve o ciclo completo de bovinos, cria, recria e engorda e acabou de fazer a última entrega de animais para abate em setembro. Para o próximo ano, ele deve entregar uma nova remessa de fêmeas de descartes que não estiverem prenhas e outra de machos de 20 a 24 meses. O mercado aquecido com boa remuneração na arroba é muito comemorado pelo criador.
- Aproveitar a atual margem de lucro para melhorar a qualidade do rebanho e garantir a remuneração esperada é a principal estratégia do setor
- Boi gordo: preços voltam a subir com forte demanda chinesa
“Há três anos, a gente estava praticamente dando boi. Estávamos com um rebanho muito grande pela demanda e isso veio provocando uma baixa procura pelo frigorífico que, por consequência, reduziu o interesse pelo boi magro, pelo bezerro, agora aconteceu uma tempestade que, para nós, é perfeita. Está em uma época de baixa produção ou uma produção média, com uma demanda muito grande e hoje está mais interessante a atividade”, disse.