NOTÍCIAS

Brasil pode bater recorde na exportação de carne bovina e de frango

É o que destaca o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos 11 de outubro de 2022 às 18h07

O Brasil pode fechar 2022 com recorde na exportação tanto de carne bovina quanto de carne de frango. Isso ocorrerá se os embarques para o exterior das duas proteínas ao menos repetirem os patamares registrados ao longo do último trimestre do ano passado.

+ Gripe aviária mata mais de 47 milhões de aves

Diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira foi o responsável por destacar essas possibilidades de estabelecimentos de novos recordes. Ele falou sobre o assunto durante a edição desta terça-feira (11) do boletim ‘AgroExport’. O quadro foi ao ar dentro do telejornal ‘Mercado & Companhia’.

Carne bovina

Em relação às exportações de carne bovina, Ferreira lembrou que o Brasil embarcou para o exterior cerca de 300 mil toneladas de outubro a dezembro de 2021. Nesse sentido, observou que, caso o volume se repita para o mesmo período deste ano, o consolidado de 2022 vai superar o consolidado de 2020. Isso porque na parcial de janeiro a setembro, o volume está na casa dos 1,39 milhão de toneladas — contra 1,72 milhão de toneladas de dois anos atrás.

“Devemos superar o ano passado e chegar muito perto do recorde verificado em 2020”, comentou Ferreira. “A carne bovina está num mercado bem aquecido”, pontuou o apresentador do ‘AgroExport‘, que lembrou que, sozinha, a China é responsável por mais de 50% das exportações desse tipo de proteína animal.

carne bovina

Foto: Canal Rural/divulgação

Carne de frango

Até o momento, 2021 aparece na primeira colocação em termos de volume exportado de carne de frango pelo Brasil. Essa condição, contudo, deve mudar. Levando-se em consideração os números parciais e a média registrada no último trimestre do ano passado, 2022 pode assumir o topo da lista.

O novo recorde para embarques de carne de frango será alcançado caso 2022 feche com mais de 4,24 milhões de toneladas (patamar de 2021). Até o momento, na soma de janeiro até o fim de setembro, foram enviadas para o exterior 3,36 milhões de toneladas. Com isso, a expectativa é animadora.

“Vamos superar a marca recorde do ano passado? A considerar os embarques do último trimestre de 2021, sim!”, enfatizou o diretor de conteúdo do Canal Rural. “De outubro a dezembro do ano passado, o Brasil embarcou pouco mais de 1 milhão de toneladas de carne de frango. Ou seja: na casa das 350 mil toneladas por mês. Um potencial de 4,3 milhões de toneladas bastante próximo de ser atingido”, prosseguiu.

carne de frango

Foto: Canal Rural/reprodução

Carne suína

Para a exportação de carne suína, contudo, o ritmo está um pouco mais lento. Dessa forma, não deve bater o recorde de volume — que foi registrado em 2021, com 1 milhão de toneladas embarcadas para o exterior. Há, no entanto, a chance de chegar bem próximo desse patamar, pois, de janeiro a setembro de 2022, o país já exportou 0,72 milhão de toneladas de carne suína.

carne suína

Foto: Canal Rural/reprodução

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 561 Canal 561
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

08 de março de 2026

Minas Gerais (MG)

Show Tecnológico Verão 2026

08 de março de 2026

Local

Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2026

08 de março de 2026

Local

VI Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio 2026

08 de março de 2026

Local

CBA Goiânia 2026

08 de março de 2026

Local

SIMPROPIRA 2026

08 de março de 2026

Local

Mundo Agro Connect

08 de março de 2026

Local

Elas no Campo 2026

08 de março de 2026

Local

Seminário do Café Acarpa 2025

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 561 Canal 561
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica