LEVANTAMENTO DO IBGE

Brasil tem mais boi e vaca do que gente

No ano passado, rebanho bovino no país bateu recorde, com 224,6 milhões de cabeças

Por Anderson Scardoelli, de São Paulo

Em 2021, o rebanho bovino bateu recorde no Brasil. De acordo com a pesquisa divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país fechou o ano passado com 224,6 milhões de cabeças de gado — na soma entre boi e vaca.

+ Embrapa divulga resultado da 6ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro

O número em questão representa recorde, superando a marca de 218,2 milhões de cabeças registradas em 2016. Mais do que isso, os números mostram que há mais boi e vaca do que gente no Brasil.

De acordo com projeção do mesmo IBGE, o Brasil está com população estimada em 215,1 milhões de habitantes. Ou seja: no país, os seres humanos são 4,22% a menos do que o total de bois e vacas.

Foto: Lucia Rubinstein/Agência IBGE

Mato Grosso lidera ranking de rebanho bovino

Assim como no levantamento de 2020, Mato Grosso seguiu na primeira posição da lista de maiores rebanhos bovinos do país. Conforme o mapeamento, o Estado do Centro-Oeste tinha, em 2021, 32.424.958 cabeças de gado.

A proporção de boi e vaca X gente em terras mato-grossenses chama a atenção. No ranking de população, Mato Grosso ocupa apenas a 16ª colocação, com estimativa de 3.567.234 pessoas. Em resumo, o rebanho bovino local é mais de 900 vezes superior ao número de seres humanos.

Além de Mato Grosso, o top five de rebanho bovino no Brasil é composto por:

Foto: IBGE/reprodução

5 cidades com mais boi e vaca no Brasil

Apesar de Mato Grosso liderar com sobras o quesito rebanho bovino no Brasil, a cidade com mais boi e vaca está em outro estado. Na disputa entre municípios, a campeã é São Félix do Xingu, no Pará. Por lá, o ano de 2021 fechou com 2.468.764 cabeças. As cinco primeiras posições se completam com Corumbá (MS), Marabá (PA), Porto Velho (RO) e Cáceres (MT).

Foto: IBGE/reprodução

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também