1ª ETAPA

Campanha de vacinação contra aftosa tem início em 1º de maio

Segundo estimativa do Ministério da Agricultura, na primeira etapa da campanha, deverão ser imunizados 107 milhões de animais

Por Canal Rural
27 de abril de 2022 às 13h22

A partir do dia 1º de maio, inicia a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2022. Nesta fase, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades, para a maioria dos estados, conforme o calendário nacional de vacinação. A exceção fica apenas para 11 unidades da Federação – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Para essa etapa, a expectativa é imunizar contra a aftosa cerca de 107 milhões de animais em todo território brasileiro.

febre aftosa, vacinação, saúde animal

Foto: Ascom/ Adepará

As vacinas contra a febre aftosa devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser realizada de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

Em caso de dúvidas, a orientação é para que procurem o órgão de defesa sanitária animal de seu estado.

Inversão nas etapas de vacinação contra aftosa

Neste mês, o Ministério da Agricultura (Mapa) anunciou uma inversão da estratégia de vacinação para os estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA), com exceção do Espírito Santo, onde a vacinação já é invertida.

Desta forma, para dez estados e o Distrito Federal (BA, ES, GO, MG, MT, MS, RJ, SE, SP e TO) a 1ª etapa a ser realizada em maio será destinada aos bovinos e bubalinos até 24 meses, enquanto a 2ª etapa, em novembro, para todo o rebanho.

Segundo a pasta, a medida adotada visa equacionar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria.

Os estados que compõem o Bloco IV do PE-PNEFA totalizam aproximadamente 61,3 milhões de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses que deverão ser imunizados contra a aftosa no mês de maio de 2022.