A Copa do Mundo de 2022 ainda não começou (o primeiro jogo será neste domingo, 20), mas o Brasil já tem um título conquistado. O país segue como campeão mundial em exportação de carne de frango halal. Como mostram os números desse comércio em crescimento com as nações árabes, o cenário tende a ser bastante otimista — o que incluiu o Catar, que vai sediar o torneio de futebol.
+ Drible da vaca, frango e beque de fazenda: veja expressões do futebol com origem no agro
Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que, nos dez primeiros meses de 2022, o Catar aumentou em 40% o volume de carne de frango comprada do Brasil, quando comparado ao mesmo período de 2021. Na receita, o aumento percentual no período envolvendo as compras de carne de frango brasileiro pelo país-sede da Copa do Mundo foi ainda maior: 67%.
Além do Catar, outros países seguem na mesma direção. É o exemplo de Singapura, que de janeiro a outubro de 2022, teve um aumento de 54% em volume e 83% em receita, quando comparado ao mesmo período do ano passado. A Arábia Saudita também registrou um acréscimo de 26% em receita na comparação com os dois períodos.