O ano passado foi de recorde para a produção de carne de frango no Paraná. Com base em dados divulgados na última semana pelo painel “Dados da Estatística da Produção Agropecuária”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado ressalta: produziu mais de 2 bilhões de aves de janeiro a dezembro do ano passado.
+ Genética suína: Paraná recebe núcleo com investimento de R$ 332 milhões
Segundo o governo paranaense, foi o maior volume da série histórica, iniciada em 1997, quando o IBGE começou a fazer mensurações desse tipo. Em comunicado, as autoridades do estado valorizam o fato de o montante representar mais de um terço de toda a produção de carne de frango do Brasil. Em 2022, o país produziu pouco mais de 6 bilhões de unidades.
No comparativo com 2021, a produção de carne de frango pelo Paraná aumentou exatas 425.748.204 aves. Assim, o estado sulista fechou o ano passado com a marca de 2.044.433.779. Para este ano, a expectativa é a de que o segmento siga em crescimento. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento paranaense fala em investimentos na indústria, instalação de novas plantas e até reativação da operação de determinadas fábricas.