Cada vez mais presente nas fazendas de corte e de leite, o cavalo crioulo se consolida como parceiro estratégico do pecuarista. Rústico, funcional e com forte aptidão para o trabalho de campo e para as pistas esportivas, o crioulo agrega valor à rotina da fazenda e também ao negócio, seja na sela, nos leilões ou na reprodução.

FOTO: Fagner Almeida l Divulgação
Eventos oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), como as Exposições Passaporte, ajudam a afinar essa seleção. Eles colocam em destaque a genética que dita rumo de mercado, orienta investimentos em reprodução e referencia o criador que busca animais eficientes para lida, esporte e família.
É nesse contexto que Caxias do Sul (RS), na serra gaúcha, será palco da 9ª Exposição Passaporte de Primavera do ciclo 2026 do cavalo crioulo, entre os dias 9 e 14 de dezembro, fechando o calendário deste ano. Pela terceira vez realizada no município, a etapa vai apontar quatro machos e quatro fêmeas para a grande final da Morfologia na Expointer, em Esteio (RS), vitrine máxima da raça.
Para o pecuarista, é a chance de acompanhar de perto quais linhagens, famílias e indivíduos se destacam na pista e podem se tornar referência na reprodução e nos negócios envolvendo o cavalo crioulo.