CÂMARA

Comissão debate medidas para mitigar prejuízos do setor de suinocultura

"A crise da suinocultura brasileira também afeta o faturamento das cooperativas e agroindústrias", diz a deputada federal Aline Sleutjes

Por Agência Câmara
05 de julho de 2022 às 11h10

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (5) para discutir sobre as medidas para mitigar os prejuízos financeiros da suinocultura nacional.

O debate foi solicitado pela deputada Aline Sleutjes (Pros-PR). De acordo com ela, a alta dos grãos e o dólar elevado têm impactado de forma significativa os custos da atividade, que tem a grande maioria dos insumos balizados pelo preço da moeda norte-americana.

“A crise da suinocultura brasileira também afeta o faturamento das cooperativas e agroindústrias” — Aline Sleutjes

“Com os prejuízos acumulados, muitos produtores têm reduzido o rebanho ou abandonado a atividade, movimento que faz com que haja aumento repentino da oferta de carne suína no mercado, o que impede a elevação dos preços para o mercado final”, disse a deputada. “A crise da suinocultura brasileira também afeta o faturamento das cooperativas e agroindústrias que são abastecidas pelos animais criados por seus produtores integrados”, acrescentou.

Debate sobre a suinocultura

Foram convidados para a audiência pública:

  • O coordenador-geral de Culturas Perenes e Pecuária da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Antonio Fagundes Salomão;
  • O chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia, Rogério Boueri;
  • O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin;
  • O conselheiro de Mercado da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) Valdecir Folador;
  • O presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Marcelo Valles Bento.

A audiência pública teve início às 10h, no plenário 6 da Câmara dos Deputados.