A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou, no dia 23 de dezembro deste ano, a destinação de até R$ 106 milhões para a compra emergencial de leite em pó, medida que chega em um momento decisivo para os pecuaristas brasileiros, especialmente os da região Sul, principal polo produtor do país.

FOTO: Divulgação l Conab
A operação será executada de forma imediata por meio da Compra Institucional (CI) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e prevê a aquisição de mais de 2,5 mil toneladas de leite em pó, o equivalente a mais de 20 milhões de litros de leite integral. O objetivo central é reduzir o excesso de oferta no mercado, aliviar a pressão sobre os preços pagos ao produtor e garantir a continuidade da atividade leiteira.
O anúncio foi feito pelo presidente da Conab, Edegar Pretto, durante reunião com representantes do setor leiteiro, realizada na Superintendência Regional da Companhia no Rio Grande do Sul. Segundo ele, a compra emergencial de leite em pó é resultado de um esforço conjunto entre a Conab e o Governo Federal para atender um setor estratégico para a economia e para a segurança alimentar do país.
“Essa ação busca enxugar parte do mercado, criando condições para que os preços pagos aos produtores voltem a patamares mais justos. É fruto de uma intensa mobilização em defesa do setor leiteiro”, destacou Pretto.