NOTÍCIAS

Dois casos de gripe aviária são confirmados em humanos

Situação é preocupante, avisa a Organização Mundial da Saúde

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos 27 de fevereiro de 2023 às 10h26

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando com autoridades do Camboja após dois casos de gripe aviária em seres humanos terem sido confirmados no país do Sudeste Asiático.

+ Leia as últimas notícias do site do Canal Rural

Na última quinta-feira (23), as autoridades do Camboja relataram a morte de uma menina de 11 anos devido à gripe aviária. O pai dela, que também apresentava sintomas da doença, testou positivo para o vírus.

Além disso, 12 pessoas que entraram em contato com a menina iniciaram os testes, segundo as autoridades sanitária do país.

Diante dos casos confirmados no Camboja, a diretora de preparação e prevenção de epidemias da OMS, a francesa Sylvie Briand, descreveu a situação como preocupante. Ela ressaltou que há, nesse sentido, o aumento de casos em aves. No início do mês, contudo, a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) avaliou o risco da gripe aviária para humanos como baixo.

Situação da gripe aviária no mundo

gripe aviária - argentina - wilson dias - agência brasil - níger

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A situação global da gripe aviária é preocupante, segundo a OMS. Isso porque é ampla a disseminação do vírus em aves espalhadas por todos os continentes. Além disso, são crescentes os relatos de casos em mamíferos, ressalta Sylvie — como a infecção de seres humanos no Camboja.

“A OMS leva a sério o risco deste vírus e pede cada vez maior vigilância de todos os países”, diz a diretora da agência de saúde da ONU, conforme destaca a Reuters.

Transmissão de humano para humano?

gripe aviária - faesp

Foto: Faesp/divulgação

Sylvie Briand informa, por fim, que ainda não está claro para a OMS se houve uma transmissão entre seres humanos ou se foram devido a contato próximo com as mesmas aves ou outros animais infectados. Entretanto, o foco nos casos de Camboja foi justificado para esse tipo de estudo, afirma.

Ao contrário de surtos anteriores de gripe aviária, a atual epidemia não está causando danos significativos em seres humanos. Até agora, cerca de meia dúzia de casos em pessoas foram relatados à OMS. Tais pessoas, a saber, tiveram contato próximo com aves infectadas e a maioria destes casos foi leve.

Dessa forma, a OMS ressalta que trabalha com o desenvolvimento de novas vacinas, se necessário, para diminuir o impacto de novas cepas do vírus.

Segundo o diretor do centro colaborador da OMS para estudos sobre ecologia da influenza em animais e aves, Richard Webby, isso pode levar de quatro a cinco meses. Contudo, de acordo com ele, já existem outras vacinas disponíveis para conter a propagação da doença neste meio tempo.

_____

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 561 Canal 561
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

08 de março de 2026

Minas Gerais (MG)

Show Tecnológico Verão 2026

08 de março de 2026

Local

VI Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio 2026

08 de março de 2026

Local

CBA Goiânia 2026

08 de março de 2026

Local

SIMPROPIRA 2026

08 de março de 2026

Local

Mundo Agro Connect

08 de março de 2026

Local

Elas no Campo 2026

08 de março de 2026

Local

Seminário do Café Acarpa 2025

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 561 Canal 561
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica