Reduzir a emissão de carbono é um dos desafios da pecuária brasileira. Nesta quarta-feira, 30, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) dá mais um passo importante neste assunto, com o abate do primeiro lote de bovinos criados para a produção de carne com baixa emissão de carbono.

Foto: Embrapa/Trijunção
O Projeto Trijunção, parceria entre a entidade e a fazenda Trijunção, de Cocos (BA), começou no fim de 2017, sendo coordenado pela pesquisadora Flávia Santos, da Embrapa Milho e Sorgo. Os cientistas trabalham para desenvolver práticas sustentáveis que permitam a intensificação da produção em solos arenosos, como é o caso de grande parte da área do projeto. Esses territórios são considerados a última fronteira agrícola do Brasil, mas muito vulneráveis à degradação.
No caso do gado de corte, está sendo validado o protocolo Carne Baixo Carbono (CBC), que valoriza sistemas pecuários sustentáveis, capazes de mitigar o metano emitido pelo rebanho durante seu ciclo produtivo, por meio da incorporação de carbono no solo.