NOTÍCIAS

Carne bovina: exportação cresce quase 40% no 1º tri e deve se manter em alta nos próximos meses

De janeiro a março deste ano, o volume embarcado alcançou a marca de 470 mil toneladas, ante 343 mil embarcadas em igual período de 2021

Publicador Sites Externos Publicador Sites Externos 5 de abril de 2022 às 18h15

A exportação brasileira de carne bovina segue apresentando bons resultados em 2021. De janeiro a março deste ano, o volume embarcado alcançou a marca de 470 mil toneladas, ante 343 mil embarcadas em igual período de 2021. O aumento é da ordem de 37%. No comparativo entre março de 2021 e o mesmo mês deste ano, o volume é 27% maior.

“Esse é um resultado que fica além das expectativas do setor. Um crescimento muito forte e que deve se manter nos próximos meses”, destaca o diretor de conteúdo do Canal Rural Giovani Ferreira.

Vendas de carne bovina do Brasil apresentam bom ritmo no ano. Arte: Canal Rural

Se o cenário é bom para as vendas de carne bovina do Brasil, o mesmo não é observado para as exportações de carne suína. No primeiro trimestre, as exportações foram 5% menores, totalizando 210 mil toneladas.

 O diretor de conteúdo do Canal Rural atribui o resultado à recuperação do plantel chinês, após o surto de peste suína africana. O país asiático respondeu por quase 70% das exportações do Brasil em 2021. Ainda de acordo com ele, o cenário de queda nas vendas agrava o cenário dos produtores brasileiros.

Recuperação do rebanho suíno chinês tem impacto nas exportações. Arte: Canal Rural

“Isso tem um impacto forte na cadeia produtiva no Brasil. Muitos suinocultores não estão conseguindo cobrir os custos de produção e o recuo na exportação complica mais ainda a situação dos produtores, especialmente os independentes”, pontua.

Com um resultado considerado negativo no primeiro trimestre do ano, Ferreira acredita que as exportações de carne suína não devem ultrapassar a marca de 900 mil toneladas neste ano. 

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

03 de junho de 2026

Jaboticabal

Congresso

02 de junho de 2026

Lavras (MG)

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

02 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

02 de junho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

21 de maio de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

21 de maio de 2026

Porto Alegre - RS

CONBAP E ICPA 2026

19 de maio de 2026

São José do Rio Preto - SP

RIOPRETO COUNTRY BULLS

19 de maio de 2026

Patos de Minas - MG

MILKSHOW 2026

Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica