As finais da Copa do Laço Comprido e do Circuito Paulista de Crioulaço definiram seus campeões em provas realizadas em Campo Grande (MS) e Salto de Pirapora (SP), movimentando competidores e reforçando a presença do Cavalo Crioulo nas pistas. Os eventos, que integram a Região 8, reuniram grande participação de conjuntos e evidenciaram a força da raça em modalidades ligadas à lida e ao desempenho esportivo.

FOTO: Country MS l Divulgação
No Parque do Laçador, em Campo Grande (MS), o conjunto formado pelo laçador Zózimo Coimbra Viegas e a égua Fada da Barra Funda, da Fazenda Barra Funda, de Costa Rica (MS), conquistou o título de Campeão Individual da Final da Copa do Laço Comprido. Promovida pela Federação de Clubes de Laço, a competição chegou à 31ª edição e se destacou pelo número expressivo de exemplares da raça Crioula.
Segundo o Analista de Expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Lucas Lau, a raça teve presença marcante entre os inscritos. “Estima-se que 40% dos animais inscritos eram Cavalos Crioulos. Com certeza, a raça está ganhando força e espaço na modalidade e em outros estados”, destacou.
Influenciado pela família, Viegas começou a competir aos seis anos de idade e soma mais de duas décadas de experiência. Após vencer a prova no domingo (14/12), o laçador celebrou a conquista. “Tive a oportunidade de montar em um animal extremamente diferenciado. Essa foi a coroação de anos de trabalho e dedicação. Nosso compromisso é levar o Cavalo Crioulo para as provas de Laço Comprido. A raça conquista cada vez mais espaço”, afirmou.