SELEÇÃO E FUTURO

Seleção e talento: Veja os campeões da Final do Freio Jovem 2025

Com 157 conjuntos em pista, evento em Esteio (RS) foi marcado pela emoção e pela alta performance de animais e ginetes, destacando o trabalho de seleção de cabanhas do RS, SC, PR e Uruguai

Por Cássia Carolina de Macedo Costa

O futuro do Cavalo Crioulo está em boas mãos. Para o pecuarista que investe em seleção, funcionalidade e na perpetuidade da raça, a Final do Freio Jovem 2025, realizada neste sábado (15/11) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), foi mais do que uma prova: foi a validação do trabalho genético.

_Seleção e talento Veja os campeões da Final do Freio Jovem 2025

FOTO: Felipe Ulbrich l ABCCC

A emoção e a alegria que tomaram conta da pista não vieram apenas do pódio, mas da certeza de que o amor pelo cavalo se renova. Com 157 conjuntos disputando as categorias Infantil e Juvenil, o evento promovido pela ABCCC mostrou que a base da raça está formando não apenas ginetes de elite, mas futuros criadores e domadores comprometidos com a excelência.

Dobradinha comemorada com lágrimas

O grande destaque da categoria Infantil A Masculina foi Vicente Pulheiro, de 9 anos. O ginete de Canoas (RS) provou que dedicação e boa montaria são a chave para o sucesso, emocionando a todos ao conquistar o Freio de Ouro montando Correlera Tape (Box 16) e também o Freio de Prata, com Estampa das Traíras (Box 13), ambas da Cabanha Quatro Trevos.

Talento catarinense e genética funcional

Na Infantil A Feminina, a determinação veio de Santa Catarina. Helena Arruda, de apenas 7 anos, levou o Freio de Ouro em seu ano de estreia na modalidade. Montando o picaço ZR Isaque (Box 04), apelidado de Black, a ginete mostrou precisão e frieza.

Acompanhada pela equipe do CT Bruno Rodrigues, de Biguaçu (SC), Helena já sabe o que quer: “Vou ser domadora, veterinária e, se der, também quero ser Polícia”. Para os pais, o resultado é a prova de um dom natural. “É algo natural dela. Ela é muito cavaleira”, frisou o pai, Heleno Arruda.

A força das Cabanhas tradicionais

Na Final do Freio Jovem, o nome da cabanha pesa. José Inácio Oliveira Teixeira comemorou seu quarto Freio de Ouro, desta vez vencendo a Infantil B Masculina. Empunhando a bandeira do Brasil, ele levou ao lugar mais alto do pódio a Cabanha Harmonia, de Santa Vitória do Palmar (RS), montando Harmonia Gamarra (Box 44).

“É muito emocionante para mim, eu acabei de trocar de categoria… Mas eu treinei, me dediquei e consegui”, conta o jovem ginete, provando a consistência do trabalho de seleção da família.

O futuro da raça e da sociedade

O evento, que contou com ginetes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Uruguai, foi elogiado pelo presidente da ABCCC, César Hax, que encerra seu mandato em dezembro. “Essa turma é o futuro da raça Crioula. A maior contribuição que podem dar não é apenas para a raça, mas para a sociedade, na formação de homens e mulheres de bem”, disse Hax.

As provas foram julgadas por Ciriaco Py, Bruno Wagner da Silva, Daniel Rossato, Thiago Machado, João Arisio, Marco Stumpf, Roberto Crespo e João Ricardo de Souza.

FOTO: Felipe Ulbrich l ABCCC

Confira abaixo os resultados completos e a genética que se destacou na Final do Freio Jovem 2025.

RESULTADOS FREIO JOVEM 2025

INFANTIL FEMININA A

INFANTIL MASCULINA A

INFANTIL FEMININA B

INFANTIL MASCULINA B

JUVENIL FEMININO A

JUVENIL MASCULINA A

JUVENIL FEMININO B

JUVENIL MASCULINA B

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também