CLIMA

Governo do MS declara situação de emergência devido período crítico de estiagem

Estado deve permanecer em alerta por 180 dias

Por Redação Canal do Criador
14 de julho de 2021 às 15h49

Em atendimento a pedido do Sistema Famasul, o Governo de Mato Grosso do Sul, considerando o severo período de estiagem em Mato Grosso do Sul, publicou nesta terça-feira (13), decreto que declara situação de emergência em todo o estado pelo período de 180 dias. 

 “Agradecemos o reconhecimento do Governo de MS em relação ao período crítico no campo devido à estiagem mais intensa. O setor agrícola do estado vem experimentando sucessivos aumentos em área e produção. Porém, ainda que haja esforços e investimentos dos setores público e privado voltados à adoção de novos conhecimentos e tecnologias, fatores climáticos como deficiência hídrica e variação extrema de temperatura podem afetar a produção agrícola”, descreve o presidente da federação, Mauricio Saito.

 A medida fomenta e incentiva investimentos em armazenagem de grãos para garantir melhor distribuição da capacidade estática e maior fluxo de abastecimento durante o ano.

 Também foi decretada situação de emergência devido aos incêndios florestais, válido pelos 180 dias. 

 “Estamos vivenciando um momento de extrema queda da umidade relativa do ar e uma geada muito grande, talvez uma das maiores que já tivemos, temos um clima extremamente seco e muito favorável aos incêndios. Dividimos essa base de proteção em várias regiões do Estado, já existem vários focos”, disse o Governador Reinaldo Azambuja.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul