DOENÇA AVANÇA

Gripe aviária: mais 5 fazendas são afetadas pelo vírus no leste da França

O governo determinou a eliminação de todos os animais infectados e foram estabelecidas zonas de proteção e de vigilância em torno dos focos

Por Estadão Conteúdo
15 de dezembro de 2020 às 17h03

O governo da França informou nesta terça-feira, 15, que mais cinco fazendas com criações de aves foram atingidas vírus H5N8, conhecido como gripe aviária. São quatro fazendas de patos domésticos, de Landes e de Vendée, e uma de patos selvagens, em Deux-Sèvres. Além disso, dois novos casos da doença, em dois gansos selvagens, foram confirmados nas aves encontradas mortas na mesma região.

O governo determinou o abate e eliminação de todos os animais infectados e foram estabelecidas zonas de proteção no raio de três quilômetros e zona de vigilância em dez quilômetros em torno dos focos, onde o movimento de aves é proibido.

Outras fazendas de patos expostas ao vírus estão sendo rastreadas e amostras coletadas para exames. De acordo com comunicado do governo francês, o setor de avicultura federal está trabalhando junto com os serviços dos estados para implementar todas as medidas necessárias para prevenir a propagação da doença.

A gripe aviária não é transmissível aos humanos por meio do consumo de carne, ovos ou qualquer produto alimentar vindo do animal, mas altamente contagiosa entre as aves.