PASTO EXTRAORDINÁRIO
Investimento em escolas rurais contribui para reduzir o êxodo rural
Melhor qualidade do ensino e estrutura para os alunos incentivam a permanência dos jovens no campo
A Escola Municipal Francisco Rodrigues Rebouças fica no município de Jussara, interior do estado de Goiás, e atende crianças do agrupamento multietário da educação infantil ao quinto ano. São aproximadamente 50 crianças que têm a possibilidade de desfrutar de melhorias na estrutura física da escola e no material pedagógico, proporcionados pelo incentivo recebido pelo projeto Plataforma-S, da Corteva Agriscience.
Iniciativa que contribui para reduzir o êxodo rural, evitando a migração dessas crianças para a zona urbana em busca de uma educação de qualidade. Ações como essa também contribuem para manter os filhos de proprietários rurais e moradores do campo produzindo e contribuindo para o próprio município, promovendo assim a sucessão familiar e mais qualidade de vida.
Cristina Martins Ferraz, atual coordenadora pedagógica, conta que 99% dos alunos vêm da zona rural para estudar na unidade. Na época em que era responsável pela escola, Ferraz recebeu o primeiro contato e convite para participar do projeto Escola-S, através do representante comercial da Corteva Agriscience Clayton Marques. O projeto é uma das ações da Plataforma-S, que além de promover um desenvolvimento sustentável da atividade pecuária, visa enriquecer a vida de quem produz.
“A importância desse projeto para as crianças do meio rural é o incentivo para permanecer estudando. Ter um estudo de qualidade e conforto para absorver melhor o ensinamento dos professores”, completa Clayton.
O que mudou na escola?
- Sala criativa: para que possam desenvolver pinturas e outras atividades manuais
- Biblioteca: alguns móveis e mais opções de livros
- Refeitório para alimentação com mesas e bancos
- Quadra de esportes para pratica de atividades físicas
- Dois computadores para suporte administrativo e consultas na internet
- Suporte no material pedagógico
Arivane Santos assumiu a direção da escola quando o projeto estava em andamento. Ela explica que hoje a estrutura para os alunos é outra: “eu sempre sonhei em ter uma sala criativa dessa. Um refeitório maravilhoso. A biblioteca os alunos amam, se divertem, leem, fazem trabalhos, produzem textos. Esse apoio e essa estrutura que a Corteva proporcionou para gente só fez enriquecer a educação das nossas crianças. E que essa contribuição recebida, que a escola vai dar continuidade, o aluno possa se aperfeiçoar e melhorar a qualidade de vida”, conclui Arivane.
O que mais vem por aí?
A escola ainda terá um viveiro para produção e venda de mudas de árvores nativas da região e um minhocário para produção de adubos. Ambos são alternativas de geração de renda para manutenção e continuidade dos investimentos e melhorias na escola.
Clayton reforça que a implementação do viveiro vem ao encontro do objetivo da Plataforma-S, que é promover práticas sustentáveis. “A escola poderá vender árvores e mudas ao pecuarista que irá fazer um reflorestamento. E com o minhocário, eles aproveitam o resto de alimento para produzir seu próprio adubo e iniciar uma horta para que tenha um auto sustento e mais, a possibilidade de terem aulas na escola com foco na sustentabilidade”.
A diretora da escola acredita que aproximar os alunos de questões ambientais só engrandece o aprendizado deles porque a partir de práticas sustentáveis simples do dia a dia é possível enriquecer o ensino como um todo. “Envolver e conscientizar as crianças nessas questões ambientais para que possam fazer a diferença”, disse Arivane.
Sobre o programa Pasto Extraordinário
Produzir com rentabilidade e com respeito ao meio ambiente, cuidando da sociedade e priorizando o bem-estar animal. Esses são os pilares para o crescimento sustentável da pecuária nacional que estão presentes no programa Pasto Extraordinário.
O projeto visa contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva por meio de muito conteúdo relacionado aos seguintes temas: Sinergia, Sustentabilidade, Socioeconômico e Sucesso. Esses quatro compromissos fazem parte da Plataforma-S, um projeto da Corteva Agriscience, que busca, por meio de diferentes iniciativas, honrar o compromisso da empresa com a pecuária brasileira.
O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 6h, com reprise às quartas, às 18h, no Canal do Criador. Você pode assistir pela SKY 166, na NET nos canais 197 e 697 nas principais praças pecuárias e Parabólica digital e analógica. Também é possível se manter atualizado com informações sobre o universo da pecuária no blog do Pasto Extraordinário. Não deixe de acompanhar!
O projeto já está na segunda temporada e a novidade agora é que além de assistir o conteúdo do Pasto Extraordinário na televisão e no digital, você também pode conferir os episódios novos nas principais plataformas de streaming de áudio por meio do nosso podcast, é só clicar neste link e ouvir a qualquer hora.