A Escola Municipal Francisco Rodrigues Rebouças fica no município de Jussara, interior do estado de Goiás, e atende crianças do agrupamento multietário da educação infantil ao quinto ano. São aproximadamente 50 crianças que têm a possibilidade de desfrutar de melhorias na estrutura física da escola e no material pedagógico, proporcionados pelo incentivo recebido pelo projeto Plataforma-S, da Corteva Agriscience.
Iniciativa que contribui para reduzir o êxodo rural, evitando a migração dessas crianças para a zona urbana em busca de uma educação de qualidade. Ações como essa também contribuem para manter os filhos de proprietários rurais e moradores do campo produzindo e contribuindo para o próprio município, promovendo assim a sucessão familiar e mais qualidade de vida.
Cristina Martins Ferraz, atual coordenadora pedagógica, conta que 99% dos alunos vêm da zona rural para estudar na unidade. Na época em que era responsável pela escola, Ferraz recebeu o primeiro contato e convite para participar do projeto Escola-S, através do representante comercial da Corteva Agriscience Clayton Marques. O projeto é uma das ações da Plataforma-S, que além de promover um desenvolvimento sustentável da atividade pecuária, visa enriquecer a vida de quem produz.
“A importância desse projeto para as crianças do meio rural é o incentivo para permanecer estudando. Ter um estudo de qualidade e conforto para absorver melhor o ensinamento dos professores”, completa Clayton.