CAVALO CRIOULO | MORFOLOGIA

Quem avalia os campeões? Veja os jurados da Final da Morfologia Expointer 2026

ABCCC define quatro jurados e um árbitro para a principal decisão morfológica da raça Crioula

Por Cássia Carolina

A definição dos profissionais que vão avaliar os melhores exemplares da raça Crioula é um dos momentos mais aguardados por criadores e expositores. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) anunciou os nomes dos jurados e do árbitro que atuarão na Final da Morfologia Expointer 2026, marcada para ocorrer de 24 a 30 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Quem avalia os campeões? Veja os jurados da Final da Morfologia Expointer 2026

FOTO: Maurício Vinhas l Divulgação

A edição marca a 49ª Final da Morfologia e traz um formato que chama a atenção do criador atento à seleção genética: os animais finalistas serão avaliados por quatro jurados, atuando em duplas, além de um árbitro, modelo que reforça critérios técnicos e reduz o desgaste em pista. A proposta dialoga com discussões que ganharam força desde a Expointer 2016, quando a raça Crioula passou a debater com mais intensidade a qualificação dos julgamentos.

Jurados definidos para a Final da Morfologia Expointer 2026

Nas Categorias Fêmeas, os responsáveis serão Luciano Corrêa Passos e Mário dos Santos Suñé. Já as Categorias Machos ficarão sob avaliação de Felipe Caccia Maciel e Darlei Hess. O árbitro escolhido para a final é Luiz Martins Bastos Neto, profissional reconhecido pela experiência e prestígio nas principais pistas da raça.

Felipe Caccia Maciel é o único que já atuou como jurado em uma Final da Morfologia, em 2020. Luciano Corrêa Passos, por sua vez, foi árbitro na Final Expointer 2025, o que amplia sua familiaridade com o nível de exigência da competição.

Novo formato busca mais foco e precisão no julgamento

A adoção de quatro jurados, divididos por categorias, foi uma sugestão da atual diretoria da ABCCC e aprovada pelo Conselho Deliberativo Técnico. O objetivo é garantir mais concentração durante as avaliações, além de ampliar a participação de profissionais com experiência nas grandes provas da raça Crioula.

Para o pecuarista e criador, o modelo impacta diretamente a credibilidade da seleção morfológica, fator decisivo para valorização genética, estratégias de acasalamento e investimentos, temas que seguem em pauta desde debates iniciados ainda na Expointer 2016.

Ciclo 2026 segue com calendário intenso de classificatórias

Após a realização das nove seletivas morfológicas de Primavera, o Ciclo 2026 entra em uma nova fase. Em maio, acontece a Expo FICCC, em Montevidéu (Uruguai), com vaga direta para a Final da Morfologia Expointer 2026 aos exemplares classificados na Prévia FICCC, marcada para 26 a 28 de fevereiro.

Além disso, 17 cidades, em sete estados brasileiros, ainda receberão as Exposições Passaporte de Outono, além da tradicional Expo Outonal, promovida pela ABCCC na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio. A última oportunidade de classificação será a Prévia Morfológica, encerrando o caminho até a grande decisão.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também