O primeiro semestre de 2025 mostrou que, mesmo diante de incertezas econômicas e políticas, o mercado de leilões agropecuários continua firme e em crescimento. Essa foi a análise do renomado leiloeiro Nilson Genovesi, convidado especial da edição mais recente do programa Além do Lance, apresentado por Carla Silva.

Arquivo Canal do Criador
Com décadas de experiência e milhares de pregões no currículo, Genovesi destacou que momentos de instabilidade econômica, como os atuais — marcados pelo aumento da taxa de juros e desconfiança no cenário político — tendem a favorecer os leilões. O motivo? “As pessoas buscam ativos reais. E os animais, pelo que são e pelo que podem produzir, se encaixam perfeitamente nesse perfil”, explicou.
Nordeste em destaque
Outro ponto importante levantado por Genovesi foi o crescimento da participação do Nordeste no mercado de genética bovina. Segundo ele, estados como Maranhão, Piauí e Pará têm se consolidado como grandes compradores de gado de qualidade. “O nordestino sempre teve vocação para a pecuária. Agora, com acesso à tecnologia e melhores condições de produção, esse público quer ampliar e qualificar seus plantéis”, destacou.