A Frimesa Cooperativa Central vai promover, a partir das 17h desta terça-feira (13), o que é definido como o “maior projeto agroindustrial de sua história”. Afinal, é nesse horário que a empresa realizará a inauguração do maior frigorífico de suínos da América Latina.
+ Abate de bovinos, suínos e frangos cresce no 3º trimestre de 2022
A nova estrutura a ser mantida pela Frimesa está localizada no município de Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná. Apesar do evento de lançamento, que deverá contar com executivos da empresa e lideranças do cooperativismo brasileiro, o novo espaço está programado para dar início às atividades a partir do mês que vem — ou seja, a operação começará, de facto, em janeiro de 2023.
O conceito de ser inaugurado já com a marca de ser o maior frigorífico de suínos da América Latina se dá pela capacidade de processamento anunciada pela empresa. Inicialmente, o novo espaço deverá ser responsável pelo abate diário de pelo menos 4 mil animais. A expectativa, contudo, é chegar daqui uma década à capacidade máxima: de 15 mil suínos sendo abatidos por dia. Conforme ressalta o presidente da Frimesa, Valter Vanzella, isso será possível a partir de ações em conjunto das cooperativas filiadas.