O Mancha Crioula confirma mais uma edição voltada à valorização da genética selecionada do Cavalo Crioulo, reunindo animais com avaliação positiva em morfologia e funcionalidade. O tradicional remate acontece no dia 6 de fevereiro, às 20h, no Sindicato Rural de Guaíba, integrando a programação do evento realizado entre os dias 5 e 7 de fevereiro.

FOTO: Divulgação
Ao todo, serão ofertados 24 lotes de cavalos Crioulos criteriosamente avaliados, dentro de um modelo que busca atender o criador que investe em funcionalidade, padrão racial e consistência genética. O evento é organizado pela Trajano Silva Remates e também contempla lotes sobressalentes.
Além do remate, o Mancha Crioula reúne julgamentos técnicos e exposições voltadas à valorização de animais com pelagens manchadas Tobiana, Oveira e Bragada, reforçando a tradição e a diversidade genética dentro da raça Crioula. Durante os três dias de programação, o público acompanha exposições, avaliações morfológicas e funcionais, atividades culturais e ações que estimulam a troca de experiências entre criadores e famílias.
Segundo o leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, a edição de 2026 já conta com mais de 50 animais inscritos para a exposição. “Para o leilão, temos 24 lotes, além de lotes sobressalentes. É uma oferta realmente muito especial neste ano”, destaca.